powered by

ZF exibe soluções de transmissão convencional até eletrificação na CONEXPO

Grupo ZF apresenta sistemas inteligentes de transmissão convencional até eletrificação completa de veículos na CONEXPO 2023, que decorre até 18 de março.

A indústria da construção está a passar por uma evolução significativa, resultando na necessidade de elevados graus de flexibilidade e rápidos ciclos de desenvolvimento.

A ZF está “preparada” para enfrentar esses desafios e está a exibi-lo na CONEXPO-CON/AGG 2023, em Las Vegas, que decorre até 18 de março, onde a empresa demonstra de que forma a sua experiência em tecnologia de transmissão e soluções de sistemas inteligentes a tornam “no parceiro ideal para dar resposta a esses requisitos.

As tecnologias da ZF contribuem para emissões baixas ou nulas e oferecem maior produtividade em zonas de obras. “O recém-desenvolvido sistema de acionamento elétrico eTRAC, da ZF, combina o desempenho e a produtividade encontrados em sistemas de transmissão tradicionais com importantes benefícios que os sistemas elétricos podem oferecer”, revela o comunicado.

“Graças ao seu design modular, esta nova gama de acionamentos elétricos pode ser facilmente adaptada para aplicações de construção, fornecendo zero emissões sem comprometer o desempenho, baixo nível de ruído, componentes elétricos eficientes, transmissão mecânica robusta e confiável, além de espaço de instalação compacto”, explica a empresa.

Veículos compactos, como carregadeiras, basculantes ou manipuladores telescópicos, “são os primeiros a adotar soluções de mobilidade elétrica para o mercado de equipamentos de construção, principalmente em áreas urbanas ou com emissões regulamentadas”, sublinha a ZF.

Por sua vez, o sistema de transmissão eTRAC – com sua faixa de potência contínua de 20 a 60 kW e para e-motors de 48/96/650 Volt – “fornece o acionamento de emissões zero necessário para esses veículos”, revela.

“A ZF é um fornecedor de sistema completo, fornecendo tanto o acionamento elétrico como uma combinação de eixos dianteiro e traseiro, inversores e uma eDCU (Electric Drive Control Unit). Esta solução de ponta atinge a mesma potência do que os sistemas de transmissão convencionais, sem comprometer a tração e o desempenho da velocidade final”, dá conta o mesmo documento.

Check-up Media ZF cPower CVT

O recém-lançado sistema eCD, da ZF, para retroescavadoras, consiste numa transmissão powershift de duas velocidades com travão de estacionamento integrado, motor elétrico e inversor. Para dar resposta à crescente procura dos clientes, a ZF também oferece o ePTO para operar o sistema hidráulico de trabalho.

“O sistema também pode ser ajustado opcionalmente com uma desconexão do eixo. E pode ser ampliado para um binário máximo de 850 Nm e potência contínua de 80 kW. Três classes de potência do sistema de acionamento central elétrico da ZF – eCD50, eCD70 e eCD90 – estão disponíveis para cobrir diferentes tamanhos de veículos para aplicações específicas. Os acionamentos centrais elétricos podem ser facilmente adaptados para várias aplicações, incluindo escavadoras móveis, manipuladores telescópicos ou equipamentos florestais”, refere a empresa.

Para completar a gama de acionamentos elétricos para veículos de construção maiores, a ZF oferece a série eTRAC eCD110-210 para carregadeiras de rodas de tamanho médio, consistindo numa transmissão powershift eletromecânica, bem como um motor eletrónico para tração e ePTO.

“Uma unidade de controlo de acionamento elétrico para desempenho geral e gestão de energia completa o sistema. Com uma tensão operacional de 650 Volt, o sistema pode ser dimensionado para até 120 kW de potência contínua, enquanto o ePTO varia de 30 a 70 kW de potência contínua”, diz.

Check-up Media ZF electric midsized loader

“Graças ao seu design modular, o sistema pode ser integrado em aplicações adicionais do veículo e pode ser acionado independentemente da fonte de energia. As soluções da empresa podem ser adaptadas tanto para veículos elétricos a bateria como para veículos elétricos a bateria com célula de combustível, que também desempenharão um papel significativo no futuro dos equipamentos de construção”, esclarece a ZF.

Além das soluções de mobilidade elétrica, a transição para combustíveis com baixo teor de carbono é uma solução de mercado em rápido crescimento para a descarbonização de grandes equipamentos de construção”, refere o comunicado.

E vai mais longe: “Embora as baterias possam servir como uma fonte adequada para veículos elétricos compactos e médios, os combustíveis alternativos são uma fonte de energia promissora para veículos de construção médios e grandes, ajudando a reduzir a sua pegada de CO2”.

“A eficiência desempenhará um papel ainda mais importante no futuro. Isso deve-se, por um lado, ao aumento constante dos custos de energia e, por outro, a uma menor densidade energética de combustíveis alternativos, que, por sua vez, exigem maiores volumes de armazenamento”, diz a ZF.

E frisa: “Apesar de todas as diferentes fontes de energia que entraram recentemente no mercado – seja hidrogénio, eFuels ou, por exemplo, biodiesel – os acionamentos convencionais com transmissões powershift e power split continuarão a ser a espinha dorsal da arquitetura do sistema do veículo”.

Mais: “Não importa a fonte de energia – Diesel convencional ou combustíveis alternativos, a comprovada transmissão powershift ERGOPOWER, da ZF, e a tecnologia cPOWER CVT altamente eficiente, podem, juntas, fornecer aos fabricantes a tecnologia de transmissão certa, independentemente da fonte de energia”.

E conclui: “E ambos oferecem economia de combustível impressionante: o ERGOPOWER pode oferecer economia de combustível de até 15%, enquanto o cPOWER, com a sua tecnologia CVT totalmente dividida em potência, pode oferecer economia de até 25% em comparação com os acionamentos ERGOPOWER padrão”.

Mais sobre a ZF aqui.

DaycoKYB banner

artigos relacionados

Últimas

Equipamentos