powered by

Lotus Eletre é o primeiro SUV 100% elétrico com o novo software cubiX da ZF

Início da produção do novo software da ZF, cubiX, integra rede inteligente de todos os sistemas de chassis para dinâmica longitudinal, lateral e vertical.

Para uma experiência de condução agradável, a dinâmica longitudinal, lateral e vertical de um veículo deve ser coordenada de forma harmoniosa. “Tal é especialmente relevante em condução automatizada, quando o condutor se afasta da condução ativa e o foco está no conforto. É aqui que o software cubiX da ZF entra em ação, uma vez que controla todos os sistemas do chassis e garante aceleração e travagem harmoniosas, uma direção precisa e um amortecimento equilibrado”, começa por afirmar a ZF.

No início de 2023, os primeiros veículos de produção com o novo software ZF cubiX estão a circular nas estradas: o SUV elétrico Lotus Eletre foi entregue aos primeiros clientes em fevereiro. A partir de meados do ano, o veículo estará disponível na Europa”, revela.

“O software da ZF controla todas as funções do chassis, como travões, direção dos eixos dianteiro e traseiro e estabilizadores de rolamento ativos, bem como o acionamento elétrico do novo carro desportivo. Outros arranques de produção do inovador software ZF ocorrerão a partir de 2023”, pode ler-se no documento.

“Com a estreia em série do nosso software cubiX, demonstramos, de forma impressionante, a nossa competência em sistemas de dinâmica de veículos definidos por software“, diz André Engelke, responsável do Departamento do Sistema de Controlo de Movimento de Veículos da ZF. “Podemos controlar harmoniosamente toda a dinâmica longitudinal, lateral e vertical do veículo de acordo com as especificações da Lotus”, assegura.

Dinâmica de veículos

O software cubiX otimiza o comportamento com vista ao conforto, dinâmica e eficiência. Além de formar a base para sistemas progressivos de assistência ao condutor. “Como primeiro produto de software puro da ZF, o cubiX oferece outra vantagem decisiva: a plataforma é compatível com vários atuadores, como amortecedores, travões ou direção do eixo traseiro – independentemente do fabricante ou do projeto específico”, explica a empresa.

“O que dá aos fabricantes a flexibilidade de implementar diferentes séries de modelos com uma e a mesma plataforma de controlo sem esforço de integração adicional”, frisa.

Check-up Media ZF cubiX 2

Futuras atualizações ou atualizações do software podem ser realizadas over-the-air – ou seja, sem fios e sem uma visita à oficina. “Desta forma, o software permanece atualizado durante toda a vida útil do veículo, o que significa que funções adicionais podem ser sempre adicionadas após a entrega do veículo”, sublinha a ZF.

A mudança de arquitetura no veículo definido pelo cubiX é um exemplo de uma tendência decisiva no caminho para o veículo definido por software: longe dos muitos controlos individuais de componentes de hardware, em direção a arquiteturas abrangentes de domínio e zona.

Este desenvolvimento leva em consideração a crescente complexidade do software de controlo automóvel. Até agora, amortecedores, travões ou direção do eixo traseiro tinham, cada um, a sua própria unidade de controlo que precisava de ser integrada na arquitetura geral do veículo.

As novas arquiteturas de veículos elétricos e eletrónicos agrupam todo o software para uma área funcional específica do carro – conhecida como domínio – numa unidade de controlo central.

“Este controlo abrangente economiza esforço dos fabricantes de veículos, bem como compromissos no ajuste fino e na dinâmica de condução em termos de desempenho, conforto e eficiência do veículo. Ao mesmo tempo, dá-lhes chance de combinar sistemas de assistência complexos”, explica André Engelke. “Com o cubiX, temos um software que pode ser perfeitamente integrado nas novas arquiteturas”, conclui.

Mais sobre a ZF aqui.

DaycoKYB banner

artigos relacionados

Últimas

Equipamentos