A HELLA, fornecedor automóvel que opera sob a marca FORVIA, ultrapassou a marca dos 500 milhões de sensores de pedal de acelerador eletrónico produzidos. As primeiras unidades deste componente saíram da linha de montagem há mais de 25 anos.
“Com uma quota de mercado superior a 40%, a HELLA é líder mundial e abastece vários fabricantes de automóveis internacionais a partir de uma rede global com nove locais de produção. No verão do ano passado, também colocou um pedal de acelerador à prova de falhas ASIL D em produção em série, que representa os mais elevados padrões de segurança na indústria automóvel”, adianta a empresa.
Os sensores de pedal do acelerador detetam a posição do pedal e transmitem o comando correspondente para acelerar ou reduzir a potência do motor para a unidade de controlo deste. “Os nossos sensores de pedal são um excelente exemplo dos muitos componentes eletrónicos da HELLA que contribuem para uma mobilidade segura e confortável na nossa vida quotidiana”, afirma Marco Döbrich, responsável pelos sensores do segmento de produtos da HELLA.
“O facto de termos conquistado a nossa posição como líder global nesta área, desde que entrámos no mercado, demonstra a capacidade que temos de trazer sensores para a estrada de modo económico, além de robustos e altamente precisos. Com uma taxa de defeitos significativamente abaixo de uma parte por milhão, também são a referência da indústria em termos de qualidade e fiabilidade”, sublinha.
A HELLA atua no mercado de sensores de pedal do acelerador desde 1996 e foi o primeiro fabricante no mundo a ter sensores de pedal do acelerador em produção em série que transmitem o comando do condutor à unidade de controlo do motor através de sinais puramente eletrónicos, sem o auxílio de elementos mecânicos (por cabo).
“Os sensores de pedal do acelerador são projetados para combinar o pedal do acelerador, a geração de força do pedal e a geração de sinal numa unidade modular compacta. Tal permite que o design e a sensação do pedal sejam adaptados às necessidades individuais do cliente. O coração do módulo é o conceito autodesenvolvido de sensor sem desgaste CIPOS (sensor de posição indutivo sem contacto), que a HELLA lançou no mercado pela primeira vez”, recorda a empresa.
Ao mesmo tempo, a HELLA está a trabalhar em novos conceitos de pedais que concretizam um novo design interior com áreas para os pés otimizadas e flexíveis. “Os veículos automatizados terão novos requisitos em termos de design e conforto”, preconiza Marco Döbrich.
“O mercado de tecnologias de segurança ativa, que inclui os nossos sensores de pedal, continuará a crescer. Os muitos anos de experiência que temos e a liderança de mercado nesta área permitem-nos fornecer aos clientes sensores de elevado desempenho e alta precisão, bem como oferecer-lhes soluções personalizadas”, remata o responsável.
Mais sobre a HELLA aqui.