As bicicletas elétricas de carga e utilitárias estão a tornar-se cada vez mais comuns nas grandes cidades, onde são a solução ideal para transporte rápido e ecológico, além da distribuição de alimentos, correio, medicamentos e muito mais.
Para ajudar a impulsionar essa tendência, a Schaeffler estabeleceu uma parceria com a Heinzmann GmbH & Co. KG, especialista em acionamento elétrico de duas rodas, para desenvolver um sistema inovador de acionamento sem corrente chamado Free Drive. Agora, as primeiras frotas de clientes que utilizam esta unidade chegam às estradas urbanas.
“Precisamos de repensar a mobilidade para as cidades de amanhã”, afirma Matthias Zink, CEO de Automotive Technologies da Schaeffler AG. “As bicicletas elétricas de carga preenchem uma lacuna importante, principalmente na entrega de mercadorias last mile. A Schaeffler vê isso como um mercado em crescimento”, explica o responsável.
A Schaeffler e a Heinzmann revelaram, pela primeira vez ao público, o seu inovador sistema de acionamento sem corrente em agosto de 2021. Desde então, têm utilizado o tempo para prepará-lo para a produção de frotas. Após testes de terreno bem-sucedidos durante o último mês, a produção está em curso, existindo planos para aumentar continuamente a capacidade nos próximos anos.
O primeiro cliente a fazer um pedido para o Free Drive, que dispõe de transmissão de potência altamente eficiente do pedal para a roda, é a CIP Mobility GmbH. Os veículos de pedal inteligente mocci da CIP estabelecem novos padrões em mobilidade eficiente, de baixa manutenção e sustentável do setor comercial em cidades e zonas industriais.
Desenvolvido como uma plataforma inovadora de micromobilidade, as bicicletas de carga mocci rompem com muitas convenções estabelecidas na indústria de bicicletas, combinando hardware inteligente com software inteligente e materiais de ponta.
“A parceria entre a Schaeffler e a CIP alavanca o poder inovador e o desempenho para fortalecer a posição da Alemanha como um local de I&D e produção”, esclarece o cofundador da CIP, Dimitrios Bachadakis.
Sem corrente nem desgaste
O Free Drive é um sistema perfeitamente combinado que consiste num gerador de pedal, motor de acionamento, solução de bateria específica do cliente e interface homem-máquina (HMI). É vendido pela Heinzmann para fabricantes de bicicletas e operadores de frotas.
O componente principal do sistema é o gerador de pedais desenvolvido pela Schaeffler. “Produz resistência constante ao pedal e fornece eletricidade para o motor no cubo da roda traseira. É projetado de forma que empurrar os pedais requeira, significativamente, menos força muscular do que com acionamentos convencionais de e-bike
Trata-se de um grande benefício para “ciclistas de carga”, especialmente em longas rotas de entrega. A energia elétrica excedente é armazenada na bateria da bicicleta para uso posterior. Desta forma, o Free Drive pode fornecer uma saída total de 250 W”, explica a empresa.
Um dos principais benefícios desse acionamento híbrido para bicicletas é não incluir corrente, correia, anéis de engrenagem, rodas dentadas ou outros componentes de acionamento mecânico, estando, portanto, muito menos sujeito a desgaste mecânico do que as e-bikes convencionais.
“Com o Free Drive, a substituição de correntes de transmissão gastas é coisa do passado”, garante Jochen Schröder, diretor da divisão de negócios E-Mobility da Schaeffler.
Esse design robusto reduz a manutenção, o que é uma grande vantagem para os operadores de frotas de bicicletas de carga, pois os seus ativos passarão mais tempo na estrada e menos tempo na oficina. Enquanto isso, os ciclistas apreciarão não ter de preocupar-se em colocar lubrificante para correntes nas suas roupas”, sublinha.
Maior liberdade de design
Enquanto a arquitetura dos acionamentos convencionais de bicicletas elétricas é amplamente ditada pela necessidade de uma conexão mecânica entre os pedais e o motor, o Free Drive – como o próprio nome sugere – permite uma considerável liberdade de design.
“O sistema de acionamento sem corrente abre possibilidades completamente novas na arquitetura da bicicleta e na configuração dos pedais – incluindo designs com duas, três ou quatro rodas, com ou sem tejadilho”, revela Jochen Schröder.
O conceito bike-by-wire faz com que as mudanças de marcha e entre os modos de operação sejam realizadas por software. Os componentes da Heinzmann comunicam entre si através de conexão CAN.
Os Smart Pedal Vehicles da mocci são uma solução inovadora e sustentável para empresas que procuram tornar as suas operações urbanas flexíveis, rápidas e ecologicamente corretas. Graças ao sistema Free Drive, também oferecem uma experiência de pilotagem completamente nova, personalizável, segura e totalmente conectada.
Outra característica inovadora é que os componentes estruturais do mocci, por exemplo, quadros, rodas e garfos são feitos de plásticos recicláveis de elevado desempenho, em vez de aço ou alumínio.
Em comparação com uma roda de raios clássica, as rodas dianteiras e traseiras consistem num único componente estrutural, o que as torna menos vulneráveis. O quadro é feito utilizando um processo de moldagem por injeção escalonável que emite cerca de 68% menos CO2 do que os processos usados para produzir quadros de alumínio convencionais.
“Em 2023, forneceremos veículos para uma ampla gama de clientes B2B – o que significa que teremos um impacto decisivo na forma de mobilidade urbana”, conclui o cofundador da CIP, Dimitrios Bachadakis.
Mais sobre a Schaeffler aqui.