A MAHLE está a planear um novo conceito de escritório e pretende reunir as suas unidades em Estugarda, em Feuerbach e Bad Cannstatt. O fornecedor de componentes para automóveis transformará a sede da empresa em Pragstrasse, Bad Cannstatt, no ONE MAHLE CAMPUS Stuttgart Neste local, vão ser criados escritórios modernos para cerca de 3.400 colaboradores, que permitem um trabalho flexível e ágil.
O grupo de tecnologia irá vender, gradualmente, os edifícios em Feuerbach. O novo conceito da MAHLE levará em consideração os novos modelos de trabalho que se estabeleceram firmemente em conexão com a digitalização e a pandemia, que resultaram em espaços de escritório continuamente inutilizados. Após o final da fase de planeamento, em 2024, o projeto será implementado em várias etapas e deverá ficar concluído até 2029.
“O mundo do trabalho mudou drasticamente, assim como as expectativas dos nossos colaboradores, que, agora, desejam ver maior flexibilidade e responsabilidade no seu trabalho”, afirma Beate Bungartz, membro do Conselho de Administração e vice-presidente executiva de Recursos Humanos da Grupo MAHLE.
“Com o nosso ONE MAHLE CAMPUS Stuttgart, estaremos a moldar novos espaços de escritórios e mundos de trabalho que levem em consideração esses requisitos. O projeto será implementado em conjunto com os nossos colaboradores. Desta forma, melhoraremos a nossa atratividade como entidade empregadora”, sublinha a responsável.
O trabalho móvel deixou de ser apenas uma tendência e tornou-se num modelo estabelecido no mundo moderno do trabalho. Também está firmemente ancorado em todo o Grupo MAHLE. Em muitas áreas, os colaboradores não precisam de estar presentes no local de forma contínua. Como resultado, a procura de lugares permanentes no escritório caiu. Na MAHLE, como em muitas outras empresas, o espaço do escritório está vazio e sem utilização.
“Para nós, a questão de como podemos usar a infraestrutura existente das nossas localidades de forma economicamente eficaz no futuro está a tornar-se cada vez mais premente”, afirma Markus Kapaun, membro do Conselho de Administração do Grupo MAHLE, responsável por finanças.
“A combinação das nossas localizações em Feuerbach e Bad Cannstatt será, definitivamente, uma alavanca fundamental para economizar custos. Os recursos libertados no decorrer do projeto serão investidos no futuro da nossa empresa e na nossa força de trabalho”, assegura.
A nova estrutura do escritório simplificará o trabalho em rede entre os departamentos e equipas especializadas e facilitará a cooperação interdepartamental e interdisciplinar. “Com o ONE MAHLE CAMPUS Stuttgart, aproximamo-nos geograficamente e reforçamos a ideia de ONE MAHLE – ONE TEAM”, enfatizou Beate Bungartz.
As estruturas organizacionais atuais, incluindo unidades de negócios e funções corporativas, não serão alteradas no decorrer do projeto. As equipas existentes trabalharão juntas em “Home Zones” no novo campus. Locais de trabalho individuais dentro dessas zonas podem ser usados de forma flexível conforme e quando necessário.
Mais sobre a MAHLE aqui.