powered by

ZF Aftermarket lança componentes de travagem sustentáveis e simples de utilizar

Pastilha de travão para veículos elétricos TRW Electric Blue está, agora, disponível sem cobre. Soluções da ZF apostam na simplicidade de utilização e sustentabilidade.

A ZF Aftermarket está a lançar três produtos TRW novos ou revistos ​​para reparação de travões. E, ao fazê-lo, está a apoiar uma das áreas de negócio mais importantes das oficinas independentes.

“Estas incluem uma nova versão sem cobre das pastilhas de travão TRW Electric Blue, especialmente concebidas para veículos elétricos. Além disso, dois novos produtos demonstram que pode ser feito um progresso significativo através de um desenvolvimento meticuloso e alavancando a potência ZF OE: o novo design dos tubos de travão e o clipe de baixo pilar com mola de retorno ativo”, explica.

Os travões dos veículos elétricos impõem exigências especiais às pastilhas de travão. “Devem operar o mais silenciosamente possível, gerar pouca abrasão e, ainda assim, apresentar desempenho total de fricção mesmo após um longo período sem uso. Esses requisitos foram cumpridos pela pastilha de travão TRW Electric Blue, especialmente projetada para veículos elétricos, desde sua estreia em 2018”, explica a ZF.

Desta feita, os especialistas em travões da TRW melhoraram, “ainda mais”, o seu desempenho com revisões e novas propriedades. Tal inclui, por exemplo, dispensar o cobre no composto de pastilha. Embora o teor de cobre tenha sido limitado por muitos anos pelas especificações ditadas pelos regulamentos ECE-R90, a ZF Aftermarket conseguiu dispensar totalmente o metal pesado.

“Além disso, as pastilhas de travão da TRW consistem numa média de 13% de materiais reciclados e não contêm solventes orgânicos. Juntamente com a redução adicional na abrasão – a primeira geração do Electric Blue já produzia 45% menos pó do que pastilhas de fricção convencionais – os produtos TRW otimizados reduzem, significativamente, a emissão de poluentes para o ambiente”, garante.

Por outro lado, a ZF utiliza apenas eletricidade obtida a partir de energia eólica e solar no processo produtivo da sua fábrica em Espanha, onde são produzidas as pastilhas de travão TRW Electric Blue, o que reduz as emissões de CO2 em 14.600 toneladas por ano.

Check-up Media TRW Electric Blue 2

“No primeiro trimestre de 2023, no âmbito do relançamento do Electric Blue, todos os sacos de polietileno utilizados nas embalagens serão substituídos por sacos orgânicos no primeiro trimestre de 2023, economizando mais de nove toneladas de plástico por ano”, adianta a empresa.

Mas não é apenas em termos de proteção ambiental que os especialistas em travões desenvolveram ainda mais a linha de produtos Electric Blue. “O comportamento de NVH (Ruído, Vibração e Aspereza), ou seja, o conforto de condução, também melhorou. A nova geração de pastilhas de travão TRW Electric Blue pode ser reconhecida pelo seu novo design. A partir de agora, mais de 60 versões estão disponíveis para muitos veículos elétricos atuais e híbridos plug-in”, afirma.

A ZF Aftermarket renovou ainda, completamente, a sua linha de tubos de travão TRW. Um elastómero otimizado tornou possível reduzir o diâmetro externo de 10,2 para 9,0 mm. “Tal reduz o peso em até 15%, torna os tubos 13% mais elásticos e, como resultado, são mais fáceis de instalar”, diz.

Mais: “O material do tubo, com a sua camada intermediária de borracha etileno-propileno-dieno (EPDM), é mais resistente ao fluido de travão e às altas temperaturas, melhorando a segurança e a durabilidade dos componentes. Além disso, a construção mais estável resulta num menor aumento do volume sob pressão, o que proporciona ao condutor uma resposta de travagem mais rápida e, portanto, uma distância de travagem mais curta. A sensação do pedal também é mais precisa”, explica a ZF.

Check-up Media TRW Electric Blue 3

Para tornar mais fácil para as oficinas encomendar, utilizar e instalar os novos componentes, a partir de agora a ZF Aftermarket usará as mesmas referências de peça dos respetivos componentes anteriores. “Todas as peças de montagem e vedações também permanecem inalteradas. Com cerca de 1.400 referências, a ZF Aftermarket oferece uma cobertura abrangente do mercado. E, finalmente, de acordo com o pensamento mais ecológico da ZF, a embalagem foi alterada para, agora, consistir em 60% de material reciclado, evitando, assim, o uso de 4,9 toneladas de plástico por ano”, acrescenta.

Mas não se ficam por aqui as novidades. Sob a marca TRW, um produto já em produção para OE é adicionado ao portefólio de pós-venda no primeiro trimestre de 2023: o clipe de baixo pilar com molas de retorno ativo. “Esta é uma mola de formato especial que se prende entre a pinça e a pastilha de travão. Esses clipes são usados ​​principalmente para garantir o posicionamento correto da pastilha, mas a inovação do produto TRW também suporta a função de recuo do pistão do travão, garantindo que a pastilha não encoste ao disco durante a condução”, revela.

“Isso evita abrasão desnecessária e reduz as emissões de pó fino e o consumo de combustível. Ao mesmo tempo, aumenta a proporção de energia cinética que pode ser recuperada nos veículos elétricos através da regeneração. E, por último, mas não menos importante, a falta de atrito contínuo entre a pastilha de travão e o disco também evita ruídos”, destaca ainda o comunicado.

Markus Wittig, responsável da linha de negócio de pós-venda de automóveis de passageiros, enfatiza que “a proteção ambiental e a inovação estão profundamente ancoradas no ADN da ZF Aftermarket. As nossas expansões atuais de portefólio demonstram como implementamos, consistentemente, essas duas metas corporativas no desenvolvimento de produtos”.

E conclui: “Isso é particularmente importante para produtos de travão, pois esta área também será um dos principais impulsionadores de vendas para os nossos clientes na era da mobilidade elétrica. Com os produtos da marca TRW, cobrimos totalmente a frota de veículos europeia e também estamos na vanguarda do progresso técnico”.

Mais sobre a ZF aqui.

DaycoKYB banner

artigos relacionados

Últimas

Internacional

Atualidade