A Cepsa dispõe de mais de 500 postos equipados com painéis fotovoltaicos que abastecem estes espaços com energia renovável. Trata-se de um projeto desenvolvido em conjunto com a Redexis, responsável pela instalação, desenvolvimento e manutenção desses painéis, que permite às duas empresas avançarem, de forma significativa, para a criação da primeira rede global de energia fotovoltaica em postos de abastecimento na Europa.
Os postos da Cepsa contam já com 12 mil painéis fotovoltaicos de alta tecnologia, com uma capacidade de produção de 10.000 MWh/ano, o equivalente ao consumo energético anual de quatro mil vivendas.
A instalação desses painéis evita a emissão anual de 3.500 toneladas de CO2, o que equivale à plantação de 1.700 árvores, contribuindo, assim, para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 7 (energia acessível e limpa) e 13 (ação climática).
Os painéis abastecem os postos da Cepsa durante o dia, sendo o excedente dirigido para a rede de distribuição, otimizando a eficiência energética global das instalações e permitindo que 100% da rede de postos consuma eletricidade de origem renovável.
“Continuamos a transformar a nossa rede com o objetivo de acelerar a transição energética e de nos tornarmos líderes em mobilidade e energia sustentável em Portugal e Espanha”, afirma Pierre-Yves Sachet, vice-presidente executivo de Mobility & New Commerce da Cepsa.
“Queremos oferecer aos clientes diferentes soluções para a mobilidade sustentável e, em simultâneo, uma experiência agradável e completa nos nossos postos de abastecimento, que estamos a converter em espaços de serviços de multimobilidade e de ultraconveniência”, acrescenta.
https://checkupmedia.com/wp-content/uploads/2023/02/cepsa_resize.mp4
Javier Migoya, diretor de expansão da Redexis, destaca que, “na Redexis continuamos a investir no nosso compromisso com a eficiência energética, disponibilizando a todos os clientes soluções renováveis, ajudando-os nos objetivos de melhoria da qualidade ambiental e transformação energética, como é o caso da Cepsa, parceiro de referência e líder na mobilidade em Espanha”.
A aposta nesta transformação de postos de abastecimento enquadra-se na estratégia “Positive Motion” 2030 da Cepsa, através da qual a companhia ambiciona ser uma referência na transição energética, trabalhando para se tornar líder na mobilidade e energia sustentáveis no mercado ibérico, durante esta década.
Além da instalação de painéis fotovoltaicos, a Cepsa está a transformar em espaços de multimobilidade os seus mais de 1.800 postos de abastecimento, localizados em locais estratégicos, tanto em áreas urbanas como nos principais corredores e entroncamentos de transportes.
Estes espaços, que estão a ser digitalizados, vão oferecer uma grande variedade de serviços de ultraconveniência e restauração, bem como diferentes soluções energéticas.
Quanto à Redexis, anunciou, em 2022, o seu plano estratégico “Energía26”, que prevê um investimento superior a 1.000 milhões de euros em cinco anos (2022-2026), que se centra em reforçar a implementação de infraestruturas sustentáveis e de transição energética, bem como em apoiar a transformação do setor em termos de sustentabilidade e eficiência.
Em relação à eficiência energética, que inclui o autoconsumo solar, a Redexis pretende desenvolver 190 MWh de autoconsumo solar focado no segmento B2B até 2026.
Adicionalmente, oferece soluções de gás natural veicular (GNV), contribuindo para uma mobilidade sustentável e respeito pelo ambiente. A Redexis conta já com 27 postos de GNL e GNV, sendo o objetivo da “Energía26” expandir a rede para 60 postos de abastecimento, com foco no GNL para frotas de transporte de longa distância e no GNV como solução para frotas de serviço.
Mais sobre a Cepsa aqui.