powered by

Túnel de vento climático da MAHLE “torna-se” elétrico e mais eficaz

Teste dos efeitos do carregamento rápido em baterias de iões de lítio sensíveis sob uma ampla gama de condições climatéricas possíveis.

“Mais de 40°C de calor, o sol a ‘queimar’ no carro, dificilmente com o vento a arrefecer. Estas são condições difíceis para a bateria de iões de lítio sensível à temperatura. Se um carro elétrico for carregado rapidamente, a bateria pode ficar muito quente e ser ’danificada’”, começa por explicar a MAHLE.

Que para poder testar estas condições de uma “forma realista”, equipou o seu túnel de vento climático, em Estugarda, com um sistema de carregamento rápido de corrente contínua.

“Os engenheiros de teste podem carregar veículos elétricos com até 350 kW em menos de cinco minutos para uma autonomia de 100 km – sob todas as condições climatéricas, mesmo em calor extremo”, refere.

“Os dados medidos fornecem informações sobre os efeitos na bateria de iões de lítio e no conforto dos passageiros, permitindo, portanto, descobertas importantes para o desenvolvimento do veículo”, esclarece a empresa alemã.

“Ao expandir a gama de serviços oferecidos pelo nosso túnel de vento climático na direção da mobilidade elétrica, poderemos apoiar os nossos clientes ainda melhor no desenvolvimento deos seus carros elétricos no futuro”, diz Jumana Al-Sibai, membro do Conselho de Administração da MAHLE e responsável pela gestão térmica da unidade de negócios.

“A bateria é particularmente exigente e a MAHLE pode fazer uma contribuição valiosa com a sua experiência distinta em gestão de temperatura”, frisa.

O carregamento rápido com até 350 kW de potência coloca grande carga de calor na bateria de iões de lítio. “Especialmente quando o veículo elétrico é carregado em altas temperaturas e muita carga solar. A bateria deve sempre ser mantida dentro da janela de temperatura ideal de 15°C até um máximo de 40°C”, alerta.

“O sistema de gestão térmica do veículo, ou seja, a complexa interação entre os sistemas de refrigeração e ar condicionado, garante que a bateria sensível não sobreaqueça e sofra danos. Ao mesmo tempo, não deve ficar muito quente no habitáculo”, enfatiza.

A instalação em Estugarda foi construída em 1937, sendo o primeiro túnel de vento do mundo da indústria automóvel. No ano 2000, foi completamente modernizado.

“A MAHLE tem desenvolvido, de forma contínua, a secção de medição como pioneira neste campo até hoje. A instalação permite medições e condições de teste realistas, precisas e repetíveis. Por isso, literalmente, traz a estrada para o laboratório”, conclui o comunicado.

Mais sobre a MAHLE aqui.

Dayco

artigos relacionados

Últimas

Internacional

Atualidade