powered by

Industrias Dolz explica tudo o que deve saber sobre correias auxiliares

A correia auxiliar é um componente cada vez mais importante nos veículos, mas continua a ser muito negligenciada, como afirma a Industrias Dolz.

A correia auxiliar costuma ser “um componente negligenciado no funcionamento do motor”, começa por alertar a Industrias Dolz. “No entanto, a sua importância está a crescer à medida que os veículos modernos dependem cada vez mais desse sistema para aumentar o desempenho dos seus motores”, sublinha.

“À medida que a correia se torna mais relevante nos motores de hoje, a importância de compreender esse componente também cresce”, frisa a empresa espanhola, que se propõe a explicar tudo o que os profissionais precisam de saber sobre este componente.

O que faz a correia auxiliar?

É responsável por “alimentar” uma série de componentes dentro do motor de um veículo, aplicando fricção a um sistema de polias. “É capaz de transmitir a energia rotacional da polia da cambota para uma série de acessórios, movendo, de forma eficaz, estes componentes.

Os acessórios alimentados pela correia auxiliar incluem alternador; compressor de ar condicionado e bomba de direção hidráulica”, diz a empresa. “Em alguns casos, também fornece energia para a bomba de água. Para garantir a eficiência, o funcionamento ideal de todos deve ser alcançado”, aconselha a mesma fonte.

Onde está localizada a correia?

“A correia serpentina é presa à polia da cambota e percorre várias partes do bloco do motor. Dependendo do motor de cada veículo, esta pode estar localizada na frente do bloco do motor ou num dos lados”, conta.

Há outros tipos de correias de motor?

“É importante compreender que a correia auxiliar não é a única correia de transmissão dentro de um motor”, explica a empresa. Existem mais: “Correia do alternador, relacionada à bateria do carro; correia de direção hidráulica, que facilita a direção; correia da bomba de água, que auxilia na alimentação da bomba de água, responsável por fazer circular o líquido de refrigeração do radiador para o bloco do motor do veículo, evitando o sobreaquecimento”, elenca.

“Correia do compressor do ar condicionado, que aciona o compressor de ar condicionado responsável por manter as baixas temperaturas no habitáculo do veículo; correia dentada, um dispositivo de engate positivo que garante que a cambota e a árvores de cames do motor funcionem em sincronia. Dependendo das configurações específicas da correia do motor, às vezes pode acionar bombas de água e bombas de óleo também”, revela a mesma fonte.

Quais os benefícios?

“A incorporação da correia auxiliar tem sido favorecida nos últimos anos devido à sua capacidade de gerar uma integração nos processos de transmissão de energia. Além disso, a sua eficiência pode ser melhorada ao incorporar tensores de correia serpentina, que mantêm a tensão e o alinhamento corretos, além de evitar deslizamentos e vibrações”, esclarece.

“Para aceder a todos esses benefícios, é fundamental que os especialistas em mecânica abordem a correia auxiliar como um componente-chave que não deve ser subestimado. Tal inclui a necessidade de verificações de manutenção contínuas, especialmente observando os intervalos de substituição recomendados pelo fabricante”, salienta.

Os principais benefícios das correias de transmissão auxiliares são os acionamentos por correia que consomem menos espaço do motor, pois trata-se apenas de uma única correia a funcionar. Além disso, permite maior tensão da correia sem esticar, tem manutenção mais fácil e melhor custo-benefício. A economia de combustível e a potência disponível são aumentadas. A utilização de um acionamento por correia elimina a tendência de virar”, adianta a Industrias Dolz.

Quais os sintomas de defeito?

“Certos fatores, como o desgaste geral, altas temperaturas ou vibrações, podem afetar a correia auxiliar do carro, traduzindo-se na necessidade de substituição”, diz. A saber: “Endurecimento da direção hidráulica; falhas de bateria no veículo; desgaste e perda nas nervuras da correia, aparência brilhante ou desgastada; superfície que apresente sinais de abrasão; correia contaminada com óleo ou refrigerante”, enumera.

Mas há mais: “Folga excessiva; desalinhamento nas polias; ruído durante a operação, incluindo chiadeiras durante a aceleração”, alerta a empresa. “Os condutores podem experimentar alguns efeitos, como a falha da direção hidráulica, do alternador, também da bomba de água e do ar condicionado. No entanto, cada tipo de correia auxiliar apresentará as suas próprias necessidades e sintomas de desgaste”, conclui.

Mais sobre a Industrias Dolz aqui.

Febi BilsteinSWAG_300x150BlueprintMF Pinto Import. export peças, S.A.Lizarte novo m-rec otimizadoEuromais peças e pneusDaycoR-M 300x150Glasurit_300x150

artigos relacionados

Últimas

Internacional

Lubrificantes

Em estrada