powered by

LIQUI MOLY atinge volume de negócios de 800 milhões de euros

No ano passado, o fabricante de lubrificantes e aditivos registou um crescimento de quase 10% e obteve um volume de negócios de 800 milhões de euros.

A LIQUI MOLY atinge o objetivo anual que se havia fixado e mantém um crescimento estável. Graças à sua estratégia e rapidez de atuação, o fabricante de lubrificantes e aditivos de Ulm conseguiu compensar a falta do mercado russo e a conjuntura difícil do mercado mundial.

O diretor, Günter Hiermaier, não esconde a sua felicidade: “Conseguir este volume de negócios nos tempos que correm, é a prova de que o nosso espírito de equipa é o correto e os nossos produtos são muito procurados em todo o mundo”, diz.

Atingir 800 milhões de euros no ano de 2022 era o objetivo do especialista alemão, meta essa que havia sido fixada antes da pandemia de covid-19, do conflito na Ucrânia e da crise energética global.

Vários anos e algumas crises mais tarde, a contabilidade indica €799.746,000. “Se arredondarmos, 99,97% equivale a 100%. Tendo em conta os enormes desafios que tivemos de enfrentar, não quero, agora, ser picuinhas”, dá conta Günter Hiermaier, em comunicado.

Tal como para muitas outras empresas, os obstáculos que a LIQUI MOLY teve de vencer eram grandes. A pandemia e o confinamento, com todas as suas consequências, ainda não tinham sido ultrapassados e a crise seguinte batia à porta.

E esta crise afetou, duramente, a empresa. “A Rússia era o nosso segundo maior mercado comercial. Interrompemos, de forma voluntária, o nosso negócio com esse país. Para piorar ainda mais a situação, a China entrou em confinamento permanente, o que provocou, também, uma paragem neste grande mercado. Tivemos de ir buscar o negócio a outro lado”, afirma o diretor.

Crescimento uniforme

“Conseguimos registar um enorme crescimento em praticamente todos os países de exportação. Conseguimos até, por vezes, duplicar as vendas, em especial nas regiões do Médio Oriente, da Ásia e das Américas Central e do Sul. O mercado europeu também está a crescer, sendo que França representa, aqui, o maior aumento. Além disso, com um crescimento superior a 30%, os EUA estabeleceram-se no segundo lugar do pódio, a seguir à Alemanha, no que toca a vendas”, adianta o responsável.

Check-up Media LIQUI MOLY merry-go-round products

De forma geral, todos estes mercados ainda se encontram em desenvolvimento. A estratégia da empresa de Ulm assenta na internacionalização. Por isso, vai continuar a reforçar as exportações através de vendedores e medidas de marketing adicionais, bem como novas filiais no estrangeiro.

No total, a empresa já dispõe de oito filiais em todo o mundo, como é o caso da LIQUI MOLY Iberia. “Na Alemanha, registámos um crescimento de 15% em 2022. A nossa terra natal continua, assim, a ser o nosso maior mercado. No entanto, a marca LIQUI MOLY tem grande potencial em todo o mundo. Somos mais eficazes com equipas próprias no local”, sublinha Günter Hiermaier, com convicção.

Mas não é só o volume de negócios dos lubrificantes que aumenta. Também a produção de aditivos em Ulm o faz. Com cerca de 18 milhões de latas, é, assim, estabelecido mais um recorde. Além disso, houve um aumento de 76 postos de trabalho, totalizando, agora, 1.046.

Nos próximos anos, a empresa planeia continuar a crescer, investindo vários milhões de euros na expansão e modernização da produção. As linhas de enchimento adicionais no novo pavilhão de produção devem começar a trabalhar no segundo trimestre deste ano.

“Estamos a contar com taxas de crescimento semelhantes também nos próximos anos. Temos de criar as condições estruturais para tal. Estou particularmente entusiasmado por podermos criar postos de trabalho com o nosso crescimento. A LIQUI MOLY é e continua a ser uma empresa socialmente ativa”, assegura Günter Hiermaier.

“Conseguir este volume de negócios nos tempos que correm, é a prova de que o nosso espírito de equipa é o correto e os nossos produtos são muito procurados em todo o mundo”
Check-up Media LIQUI MOLY Günter Hiermaier
Günter Hiermaier
Diretor-Geral da LIQUI MOLY

Por último, mas não menos importante, a responsabilidade empresarial vê-se nos pagamentos de compensação da inflação feitos a todos os colaboradores. A empresa esteve muito à frente ao fazer, em 2022, vários pagamentos únicos.

O diretor da LIQUI MOLY foi também buscar reforços para a direção de modo a continuar a crescer. O diretor financeiro de longa data, Uli Weller, é o segundo diretor desde janeiro, em paralelo com Günter Hiermaier.

“A estrutura, a segurança e a continuidade são essenciais numa empresa em crescimento. Juntos, conseguimos, simplesmente, mais. E, ao mesmo tempo, garantimos que a empresa se mantém no bom caminho caso um de nós falhe inesperadamente”, afirma o diretor recém-designado, Uli Weller.

A visão da empresa é ambiciosa: pretende atingir um volume de negócios de mil milhões de euros em 2025 e continuar a reforçar o mercado de exportação, que já representa dois terços do seu volume de negócios. Para tal, a empresa reforçou, também, o departamento de exportação com pessoal e infraestruturas.

“2035 é a data mágica para nós”, revela Günter Hiermaier. Em 2022, a União Europeia assinalou esse ano como o período que marca o fim do motor de combustão interna na Europa. “Estamos preparados e queremos atingir um volume de negócios anual de dois mil milhões de euros até essa data”, afirmam os dois diretores, a uma só voz.

“Em 2022, optámos por reorganizar a nossa estrutura, procedimentos, atividades de marketing, além de se ter avançado com investimentos importantes, como a abertura do novo armazém em Espanha”
Check-up Media LIQUI MOLY Iberia Matthias Bleicher
Matthias Bleicher
CEO da LIQUI MOLY Iberia

“Comercializamos cada vez mais produtos para veículos elétricos, bem como propulsões alternativas, e estamos a entrar em mercados e segmentos onde o óleo de motor continuará a ser decisivo para a mobilidade e a economia muito depois de 2035. O potencial é ilimitado e vamos aproveitá-lo da melhor forma”, explicam ambos, em uníssono.

Consolidação no mercado ibérico

Na LIQUI MOLY Iberia, o ano de 2022 foi definido como um ano de consolidação e trabalhar em bases sólidas para manter o crescimento a dois dígitos dos últimos anos. “Em 2022, optámos por reorganizar a nossa estrutura, procedimentos, atividades de marketing, além de se ter avançado com investimentos importantes, como a abertura do novo armazém em Espanha, contando, agora, o mercado ibérico com dois polos logísticos de fornecimento”, explica Matthias Bleicher, CEO da LIQUI MOLY Iberia.

“Foi, também, o ano de grande reforço de recursos humanos, com a contratação de oito novos elementos para a equipa comercial. Esse investimento não vai abrandar. Mantemos os processos de recrutamento abertos e, até final deste ano, temos planos para contratar, pelo menos, mais 10 pessoas, com um foco especial no mercado espanhol”, assegura.

Mesmo num ano de investimento e reorganização, o negócio não parou de crescer, num esforço importante de toda a equipa. “Ficámos acima do objetivo que tínhamos definido para 2022, o que nos deixa orgulhosos e com a certeza de que 2023 será um ano de forte crescimento”, sublinha o CEO da LIQUI MOLY Iberia.

Aliás, acrescenta, “o pouco tempo que leva este mês de janeiro já dá sinais do que queremos que seja este ano, numa parceria cada vez mais forte com os nossos parceiros”.

Mais sobre a LIQUI MOLY aqui.

logotipo Liqui MolyMF Pinto Import. export peças, S.A.Aser aftermarket AutomotiveEuromais peças e pneusAutozitânia BragalisMercedez EQE BannerM-rec Wolfm-rec Championlogo-_Romafe_300x150

artigos relacionados

Últimas

Atualidade

Atualidade

Atualidade