Os parafusos da junta da cabeça são as peças de conexão entre o bloco do motor, a junta e a cabeça. “A sua principal função é aplicar força de união uniformemente entre o bloco e a cabeça, para garantir uma perfeita vedação entre ambas as partes e evitar a fuga de líquidos e gases no motor”, começa por explicar a Ajusa, em comunicado.
“Motores de veículos anteriores à década de 1980 exigiam o reaperto dos parafusos da junta da cabeça de vez em quando ou tendo em conta a quilometragem. Para evitar isso e melhorar a garantia de vedação do motor, os fabricantes de parafusos da junta da cabeça desenvolveram novos modelos, dando lugar a parafusos com funcionamento plástico ou com sistema de aperto angular”, explica a empresa de Albacete.
“Parafusos da junta da cabeça com aperto angular garantem força de fixação elevada e uniforme, encarregando-se de uma vedação segura sem reaperto (principal vantagem sobre os parafusos convencionais)”, reforça a Ajusa.
O que acontece quando a pressão de aperto atinge a zona plástica? “Os parafusos sofrem um alongamento e perdem a sua forma original. Por isso, sempre que se substituir a junta da cabeça, é necessário trocar o jogo de parafusos”, sublinha a mesma fonte.
Mais sobre a Ajusa aqui.