A Schaeffler irá adquirir eletricidade de turbinas eólicas a longo prazo à Statkraft Markets GmbH, produtor internacional líder na área das energias renováveis. As usinas, inauguradas em outubro de 2022 em Staufenberg, Hesse (Giessen), fornecerão eletricidade verde com uma capacidade total de cerca de 18 megawatts durante cinco anos.
Desde 2020, 100% da eletricidade adquirida na Alemanha provém de fontes renováveis. A partir de 2024, o contrato de compra de energia (PPA) com a Statkraft cobrirá 8% das necessidades de eletricidade da Schaeffler na Alemanha.
A Schaeffler concluiu um PPA com a Statkraft, em setembro, e fornece 11% das suas necessidades de eletricidade na Alemanha a partir de dois parques fotovoltaicos desde o início do ano. Adquiriu ainda um parque fotovoltaico em dezembro de 2022 à BayWa r.e. AG, em Kammerstein, com uma capacidade de 9,9 megawatts.
“Como uma empresa com muitos locais de produção, a Schaeffler está a reforçar a sua segurança de planeamento para a aquisição de energia verde ao firmar contratos de compra de energia com parceiros fiáveis, como a Statkraft, tornando-se menos dependente do volátil mercado de eletricidade”, diz Andreas Schick, membro do Conselho Executivo, responsável pela produção, gestão da cadeia de abastecimento e compras na Schaeffler AG.
“Através de cooperações e das nossas próprias atividades de sustentabilidade, estamos a fortalecer a rede de produção da Schaeffler a longo prazo e a confirmar o nosso compromisso de alcançar uma produção com impacto neutro para o clima até 2030”, sublinha.
O tema da sustentabilidade é de extrema importância para o Grupo Schaeffler e é um componente central da estratégia corporativa “Roadmap 2025”. Até 2040, o grupo terá alcançado a neutralidade climática para a sua própria produção e cadeia de abastecimento.
Organizar a compra direta de energia eólica da Statkraft complementa o portefólio existente de medidas focadas em energias renováveis. Desde 2021, todas as unidades de produção europeias fornecem eletricidade exclusivamente a partir de fontes renováveis e todas as instalações chinesas desde 2022. Além disso, a Schaeffler está a expandir a sua própria geração de energia renovável em vários locais.
A iniciativa Science Based Target (SBTi) renovou as metas climáticas do Grupo Schaeffler e classificou-as como baseadas na ciência em dezembro de 2022 (Escopo 1, 2 e áreas selecionadas do Escopo 3 a montante).
Mostram um caminho claramente definido para reduzir as emissões de Gases com Efeito Estufa (GEE) e são adequados para atingir as metas da Convenção de Paris.
No final de 2022, a classificação ambiental internacional do CDP também confirmou a estratégia de sustentabilidade da Schaeffler com a sua nota máxima (“A”) para alterações climáticas e segurança da água.
Mais sobre a Schaeffler aqui.