ZF começa 2023 com nova equipa de gestão executiva

Empresa foca-se em produtos para veículos geridos por software, transportes autónomos e mobilidade elétrica na sua primeira feira do ano: CES, em Las Vegas.

A empresa de tecnologia ZF iniciou 2023 com uma equipa de Conselho de Administração recém-formada. Holger Klein assumiu o cargo de diretor executivo da empresa a 1 de janeiro. Michael Frick, o de diretor Financeiro e Peter Laier, o de encarregado de Veículos Comerciais e Tecnologia Industrial.

Estes são os novos membros do sonselho, reduzido de sete para seis membros. Na primeira aparição do ano, a ZF apresentou os seus produtos para o veículo definido por software e a próxima geração de sistemas de transporte autónomo no evento tecnológico Consumer Electronics Show (CES), em Las Vegas, no Nevada.

“Juntamente com a equipa do Conselho de Administração e os nossos colaboradores em todo o mundo, estou realmente ansioso para concretizar o nosso conceito de mobilidade sustentável, segura e acessível para todos”, afirma o CEO, Holger Klein.

“Ao mesmo tempo, a proteção do clima e a digitalização, a transformação dos mercados e o ambiente económico cada vez mais instável exigem antecipação e reações rápidas. Sentimo-nos confiantes. Afinal, nos últimos 108 anos, a ZF provou que sabe como transformar”, acrescenta o responsável.

“Com a nova alocação de responsabilidades, agrupamos as nossas tarefas, aumentamos a eficiência e focamo-nos na proximidade do cliente na América do Norte e na Ásia”, diz Holger Klein. “A cooperação intensa e a profunda confiança no desempenho das nossas equipas nas divisões, unidades de negócios e regiões tornaram essa decisão possível”.

Na primeira reunião global de gestão executiva do ano novo, em Friedrichshafen, Holger Klein enfatizou que a ZF conseguiu “muito, mesmo em tempos difíceis” e que a empresa desenvolveu-se ainda mais estrategicamente.

“Podemos confiar nas nossas capacidades, que nos ajudaram a lidar com as transformação e superação de crises. Afinal, a guerra na Ucrânia com as suas amplas consequências, a transição na mobilidade, números fracos de vendas, problemas na cadeia de abastecimento e os efeitos contínuos da pandemia de covid-19 continuam a apresentar-nos desafios importantes que exigem foco e flexibilidade”, afirma.

Nesse cenário, a ZF examinará ainda mais de perto quais tecnologias mais promissoras e o modo como estas podem ser fortalecidas ainda mais. Ao mesmo tempo, a empresa quer reduzir a complexidade em todas as áreas – para poder agir mais rápido e aproveitar melhor as oportunidades.

Check-up Media ZF Next Shuttle

A ZF iniciou 2023 com sua aparição no evento de tecnologia CES, em Las Vegas. Aqui, o foco foi colocado em produtos para veículos definidos por software, sistemas de mobilidade autónoma e mobilidade elétrica. Pela primeira vez, a ZF apresentou a nova geração do seu computador multidomínio ZF ProAI de elevado desempenho com outra mudança radical no aumento do poder de computação.

Os clientes já encomendaram, aproximadamente, 14 milhões de unidades do ZF ProAI e espera-se um maior crescimento. Com o ZF ProAI, a ZF pode fornecer um componente importante para futuros conceitos de veículos com unidades de controlo central, como transportes autónomos.

A empresa também apresentou o seu próprio transporte autónomo no CES. Ou seja, um veículo que tem capacidade para circular de forma totalmente independente de mão humana (nível 4).

A ZF celebrou, também, uma parceria com a Beep, fornecedora de serviços de mobilidade dos EUA, para utilizar esses novos transportes. Está previsto um volume de planeamento de vários milhares de veículos de transporte de nível 4 para uso nos states.

“Com o Heat Belt, um inovador cinto de segurança passível de ser aquecido, a ZF mostra como aumentar a autonomia dos veículos elétricos em até 15% em climas frios”, adianta.

“Quando combinado com bancos e volante aquecidos, o consumo de energia de um carro elétrico é, consideravelmente, reduzido a baixas temperaturas, pois não é mais necessário aquecer todo o interior para que os ocupantes se sintam confortáveis. O cinto de segurança aquecido garante uma sensação constante de calor junto ao corpo”, conclui.

Mais sobre a ZF aqui.

Dayco

artigos relacionados

Últimas

Em estrada

Atualidade

Internacional