A ZF, fornecedor líder mundial de câmaras para automóveis, desenvolveu a Smart Camera 6, a sua próxima geração de câmaras para o “desenvolvimento avançado de sistemas de condução e segurança automatizados urbanos e rodoviários”.
O fabricante também oferece monitorização ambiental com vários sensores através de sistemas de “módulo de processamento de imagem para oferecer visão surround 3D, sistemas de monitorização de interiores”, diz.
“A Smart Camera 6 apresenta um campo de visão de 120°, resolução de imagem quatro vezes maior (8 megapixels) da geração anterior e maior poder de processamento para habilitar funções avançadas”, adianta.
A nova câmara recorre ao “processador EyeQ6, de última geração, da Mobileye, empresa da Intel, líder reconhecida em sistemas baseados em visão e perceção ambiental, sendo um fornecedor estratégico de longa data da ZF (desde 2008), quando lançou a sua câmara de primeira geração”, sublinha o comunicado.
Trata-se de uma atualização over-the-air capaz de melhorar o desempenho e habilitar novas funções para permitir atualizações do sistema. “Também é totalmente compatível com arquiteturas de sistema de suporte ASIL B para ajudar a fornecer padrões de segurança funcional de alto nível e cumprir os requisitos específicos de OEM globais”, pode ler-se no mesmo documento.
E vai mais longe: “À medida que aumentam a procura por recursos e funções mais sofisticados, utilizando arquiteturas E/E avançadas, a ZF está a dar resposta a esses requisitos da indústria – que procura os sistemas de Módulo de Processamento de Imagem que são, também, baseados em processadores EyeQ6”, assegura.
Os sistemas são totalmente escaláveis a partir de uma única entrada de câmara de satélite, até 12 entradas, bem como vários sensores de radar, ultrassónicos ou LiDAR. “Tal permite recursos como AEB e AEB de peões, VACC, fusão de câmara/radar, visão surround 3D, monitorização do condutor (e interno), e-Mirror e integração de ZF ADAS e/ou algoritmos OEM com suporte à funcionalidade de condução completa de L2/L2+ a L3”, diz.
“Podemos oferecer sistemas focados em fornecer funções populares, como Travagem Automática de Emergência para segurança e Assistência à Condução em autoestradas para funções ADAS confortáveis e eficazes por via de sistemas baseados em câmara e radar, indo mais além para fornecer sistemas mais sofisticados que requerem várias entradas de sensores”, afirma Jana Rosenmann, chefe da Divisão de Eletrónica e ADAS do Grupo ZF.
“Os nossos sistemas baseados em módulo de processamento de imagem podem ser configurados para ajudar a cumprir os requisitos específicos de OEM globais e oferecer suporte a vários sensores de câmara, radar e ultrassónicos”, acrescenta.
Mais sobre a ZF aqui.