A pesquisa da GoShorty (que poderá ler na íntegra aqui) analisou os números da produção mundial de carros de anos anteriores e o número de pessoas empregadas na indústria automóvel, entre outros fatores. Tudo isto para revelar quais países produzem mais e menos veículos comerciais no mundo. Os resultados são expressivos.
Segundo a pesquisa, a Argentina registou o maior aumento percentual na produção de automóveis, em 2021, face a 2020, a uma taxa de 69%. “A produção de veículos da Argentina foi relatada em 434.753 unidades em dezembro de 2021. O que representa um aumento em relação ao número anterior, de 257.187 unidades em dezembro de 2020. Este ano, o Senado da Argentina aprovou um projeto de lei para promover a indústria automóvel. A iniciativa foi liderada e apoiada pelas afiliadas da IndustriALL no país”, destaca a GoShorty, em comunicado.
Mais dados? “A Indonésia teve o segundo maior aumento na produção de automóveis, em 2021, por comparação com 2020, com um aumento de 63%. Além de ser o quarto país mais populoso do mundo, a Índia foi o país que teve o terceiro maior aumento na produção de automóveis em 2021 em relação ao ano anterior, com um aumento de 30%”, revela.
“Embora a mudança na variação do fabrico de automóveis na Índia seja, substancialmente, menor do que na Indonésia e na Argentina, o setor automóvel beneficia de uma série de melhorias, tais como o reequilíbrio da cadeia de abastecimento global e incentivos governamentais para aumentar as exportações”, refere.
Volume de produção
A China produziu mais carros e veículos comerciais, com um total de 26 milhões fabricados em 2021. “A China é conhecida por ser o maior fabricante mundial de carros e a sua produção doméstica deve chegar a 35 milhões de veículos até 2025”, avança o estudo.
“Já os EUA, produziram o segundo maior número de carros e veículos comerciais em 2021, com um total de 9,16 milhões de unidades fabricadas”, diz. “Em dezembro de 2021, o presidente Joe Biden impôs uma nova ordem executiva que afirma que, até 2035, todos os novos veículos ligeiros vendidos nos EUA devem ser veículos 100% elétricos, para ajudar nos problemas de alteração climática e poluição do ar no país”.
Por sua vez, “o Japão é o terceiro maior fabricante de automóveis do mundo, com um total de 7,8 milhões de carros e veículos comerciais produzidos em 2021”, revela a pesquisa.
“A participação de mercado do Japão diminuiu ligeiramente nos últimos anos devido à nova concorrência na Coreia do Sul, China e Índia. A exportação de automóveis continua a ser a indústria mais lucrativa do país e faz parte do seu plano de recuperação para a crise económica da pandemia”, acrescenta a mesma fonte.