A Schaeffler adquiriu um parque solar localizado em Kammerstein, na Alemanha, a uma das principais empresas de energia renovável do mundo: BayWa r.e. AG. O terreno cobre uma área total de 10,7 hectares (pouco mais de 26 acres) e tem uma capacidade instalada de 9,9 MW de pico, o suficiente para fornecer cerca de 2% da eletricidade necessária às instalações da Schaeffler na Alemanha.
Esta aquisição representa mais um marco importante na estratégia de descarbonização da empresa, segundo a qual pretende obter 10% das suas necessidades globais de energia a partir de eletricidade renovável por si gerada até 2025, aumentando para 25% até 2030. As partes concordaram em não divulgar os detalhes financeiros da transação.
“A aquisição do parque solar em Kammerstein é mais uma conquista importante na implementação do nosso roteiro de sustentabilidade, que estamos a perseguir com sucesso e com grande determinação”, refere Klaus Rosenfeld, CEO da Schaeffler AG.
“Estamos, atualmente, na década decisiva para atingir a meta de 1,5°C e empresas como a Schaeffler desempenham um papel central. Um dos principais objetivos da BayWa r.e. A AG passa por promover a revolução energética em empresas de todas as dimensões através de soluções personalizadas de energia”, salienta, por seu turno, Matthias Taft, CEO da BayWa r.e. AG.
“Estamos, por isso, muito satisfeitos em apoiar a Schaeffler no cumprimento das suas metas de sustentabilidade e contribuimos, ativamente, para atingir as metas climáticas globais por intermédio de projetos, como o parque solar de Kammerstein”, reforça.
Para tornar a sua própria produção interna neutra em termos climáticos até 2030, a Schaeffler está a adotar medidas para reduzir as emissões e fazer maior uso de energia renovável nas suas fábricas.
A transição da empresa para a energia solar já está em curso. Em setembro de 2022, assinou um contrato de fornecimento de eletricidade de longo prazo com a Statkraft Markets GmbH, aproximando-se da meta de obter 11% das suas necessidades de eletricidade na Alemanha a partir de energia fotovoltaica até 2023.
A Schaeffler está, também, a dar passos ativos para expandir a sua capacidade de gerar energia fotovoltaica nos seus próprios locais, com o objetivo de atingir cerca de 10% das suas necessidades totais de energia na Alemanha através dos seus próprios painéis fotovoltaicos até 2025.
Em dezembro de 2022, a empresa instalou cerca de 1.850 m2 de painéis fotovoltaicos no telhado da sua sede global, em Herzogenaurach, com o objetivo de gerar 341 megawatts-hora de eletricidade por ano.
E, até 2024, a Schaeffler planeia chegar a 100% dos requisitos de eletricidade na sua localização em Höchstadt a partir de energia solar gerada num parque solar próximo.
“A eletricidade deve ser gerada de forma sustentável, deve ser confiável e estar sempre disponível”, disse Andreas Schick, diretor de operações da Schaeffler AG.
“É, por isso, que a nossa estratégia inclui não apenas assinar contratos de fornecimento de longo prazo, como, também, aumentar a nossa capacidade de gerar um quarto das necessidades mundiais de energia a partir dos nossos próprios recursos até 2030. O parque solar em Kammerstein é um passo importante nesta estratégia e outras medidas seguir-se-ão”, conclui.
Mais sobre a Schaeffler aqui.