Com a chegada dos meses mais frios do ano, vários pontos precisam de ser levados em consideração quando o assunto é desempenho do veículo. “O anticongelante de inverno continua a ser um elemento-chave a ser examinado, pois uma verificação completa do líquido de refrigeração do motor garantirá o desempenho ideal da bomba de água, bem como de todo o sistema de arrefecimento”, avança a Industrias Dolz.
“Na verdade”, sublinha, “fazer a escolha certa quando se trata de anticongelante de inverno (também conhecido como líquido de refrigeração) pode fazer uma diferença fundamental entre um motor que funciona corretamente e um que falha durante os meses de inverno”, acrescenta.
“O fluido anticongelante desempenha uma função fundamental no desempenho deo motor, uma vez que é responsável por absorver o calor gerado pela combustão interna durante o seu funcionamento”, explica.
“Por outras palavras, o anticongelante evita o sobreaquecimento do motor, que pode causar danos graves a elementos como pistões ou causar grandes danos nas válvulas de escape. Outras funções importantes do anticongelante incluem combustão ideal do motor, melhoraria do desempenho do veículo, facilitar a minimização da poluição e boa lubrificação do motor”, salienta a empresa espanhola.
“Para isso, o líquido passa pelo circuito interno de refrigeração do motor, garantindo o equilíbrio térmico. A bomba de água trabalha em conjunto com o anticongelante, garantindo uma circulação constante do líquido. Por esta razão, no inverno, o anticongelante também é fundamental para garantir que a bomba de água permaneça em bom estado e, como tal, evitar que seja a causa do mau funcionamento da mesma”, acrescenta.
O que significa que o anticongelante e a bomba de água coexistem num ecossistema comum, onde devem ser tomadas precauções para garantir que o sistema funcione sem problemas. “Quando se trata de manutenção de bombas de água, há muitas operações que devem ser observadas”, alerta.
“Por exemplo, garantindo a integridade do seu impulsor. A operação de verificação do líquido de refrigeração do motor representa mais uma dessas ações-chave. Para realizar todas essas operações, o fluido apresenta uma composição particular: é feito de água e certos aditivos que garantem que permaneça líquido mesmo em condições de inverno rigoroso, quando as temperaturas descem abaixo dos 0°C. Os aditivos também conferem propriedades antioxidantes e anticorrosivas ao fluido anticongelante”, esclarece.
Por que razão se deve verificar?
Existem certas condições relacionadas com o anticongelante que podem causar mau funcionamento do veículo e danos à bomba de água. Exemplos? “Os níveis do líquido de refrigeração ficarem abaixo dos adequados. Como tal, para verificar o líquido, os proprietários do veículo devem confirmar se os níveis estão corretos e se não houve fugas”, aconselha.
“Não substituir o anticongelante quando recomendado no plano de serviço e utilizar líquidos de má qualidade nunca se deve fazer. Os proprietários de veículos devem verificar se estão a utilizar o líquido anticongelante de inverno recomendado por profissionais de confiança e que corresponda às especificações do veículo”, frisa.
Pergunta importante, neste contexto, é a frequência com que o fluido deve ser verificado. “Na verdade, é aconselhável verificar os níveis de anticongelante uma vez por mês, principalmente durante o período de inverno, o que pode ser especialmente desafiador para esse líquido”, diz.
“Para tal, devem ser seguidos os seguintes passos: certifique-se de que o motor está frio para máxima segurança; estacione o veículo numa superfície plana; abra o capot do veículo; encontre o reservatório do fluido de refrigeração; verifique se o nível de líquido está entre o máximo e o mínimo”, conclui a empresa.
Mais sobre a Industrias Dolz aqui.