O Grupo Schaeffler foi reconhecido pela organização ambiental global, sem fins lucrativos, CDP, pelo seu desempenho relacionado com as alterações climáticas e segurança hídrica.
“A Schaeffler melhorou a sua pontuação de ‘A-‘ para ‘A’, uma conquista que nos coloca entre apenas algumas das empresas analisadas como parte do processo de pontuação que alcançaram o status ‘A’ em duas categorias”, avança a Schaeffler, em comunicado.
No total, foram analisados e divulgados dados de mais de 18.700 empresas. O CDP administra o maior banco de dados de divulgação ambiental do mundo. Uma vez por ano, coleciona dados sobre emissões de CO2, perfis de risco climático e metas e estratégias de redução de empresas em todo o mundo.
“Este excelente resultado da Schaeffler envia um sinal importante para os nossos stakeholders, que prestam muita atenção às pontuações do CDP”, assegura o CEO da Schaeffler, Klaus Rosenfeld. “A liderança ambiental é uma jornada contínua”, diz.
Chegar à lista “A” é a transição mais difícil de alcançar no sistema de pontuação do CDP e é um feito alcançado por poucas empresas. “Tal demonstra que estamos no caminho certo com o nosso foco na sustentabilidade como parte do nosso programa para 2025”, afirma Klaus Rosenfeld.
“Dito isto, sabemos que ainda temos um longo caminho a percorrer e que a implementação da nossa estratégia de sustentabilidade no ambiente atual continuará a representar um desafio significativo”, acrescenta.
O desempenho da Schaeffler também reflete melhorias contínuas na recolha de dados ambientais da empresa, maior integração de considerações climáticas nos seus processos de negócio e relatórios transparentes.
A Schaeffler alcançou a pontuação mais recente do CDP devido a vários fatores, incluindo a sua meta de cumprir a neutralidade climática da sua cadeia de abastecimento até 2040, a adoção das oportunidades oferecidas pela mobilidade elétrica e as ações tomadas pelo seu programa de eficiência energética de 2021.
O CDP também vê com bons olhos o facto de toda a eletricidade utilizada em todas as unidades da Schaeffler na Europa provirem de fontes renováveis. “Este ano, pela primeira vez, o questionário sobre alterações climáticas também incluiu um módulo sobre biodiversidade”, revela a empresa.
“A pontuação concedida na categoria água é baseada numa série de fatores, incluindo medidas selecionadas relacionadas com água implementadas pela Schaeffler em 2021, uma descrição detalhada dos processos de gestão da empresa para riscos relacionados com a água e a inclusão da mesma entre as metas de desempenho para o componente variável de curto prazo da remuneração da administração”, destaca.
Mais sobre a Schaeffler aqui.