A HELLA, fornecedor automóvel que opera sob a égide do Grupo FORVIA, ganhou mais dois pedidos de clientes para o seu inovador Coolant Control Hub (CCH). Tendo recebido o primeiro pedido de série para o CCH de um importante fabricante internacional de automóveis em meados deste ano, a HELLA colocará, também, o Coolant Control Hub para produção em série na sua plataforma 100% elétrica de pick-up ou camião ligeiro.
A HELLA também recebeu um pedido de série para a linha de desempenho de um fabricante premium alemão. O início da produção em série para esses projetos de clientes está planeado para 2024 e 2025.
“Já recebemos três pedidos significativos de clientes para o nosso novo e inovador Coolant Control Hub em apenas alguns meses. O que mostra que a centralização da gestão térmica em veículos elétricos continua a acelerar e que estamos a desempenhar um papel fundamental na formação desta tendência com os nossos produtos”, afirma Björn Twiehaus, diretor administrativo de eletrónica da HELLA.
“Além disso, os dois pedidos de série que conquistámos, recentemente, destacam o facto de podermos utilizar a abordagem modular do CCH para dar resposta, com precisão, a diferentes classes de veículos com os seus respetivos requisitos”, acrescenta o responsável.
“O Coolant Control Hub, da HELLA, conecta os circuitos de refrigeração da bateria, do motor elétrico e do interior do veículo. Através dessa centralização, o CCH garante, por um lado, maior eficiência, tempos de carregamento mais curtos e autonomias mais longas para carros elétricos, uma vez que a energia térmica é distribuída de maneira otimizada”, explica a HELLA.
“Por outro lado, os componentes necessários no sistema geral podem ser reduzidos em até 50%, economizando, também, custos de materiais, logística e montagem”, afirma. “Como o CCH é baseado numa abordagem modular e integradora, é oferecido como um subsistema personalizado que pode ser adaptado para cumprir as especificações do cliente”, reforça.
“Na aplicação do Coolant Control Hub para a variante de desempenho, por exemplo, foco principal foi dado aos elevados requisitos em termos de procura de arrefecimento, bem como a correspondente grande quantidade de calor residual com alta densidade de potência. Com a ajuda do CCH, é garantido que o líquido de refrigeração necessário possa ser direcionado conforme a situação, o calor residual dissipado com eficiência e também reutilizado, se necessário”, acrescenta a mesma fonte.
O Coolant Control Hub começará a ser produzido, pela primeira vez, em 2024, na fábrica de eletrónica da HELLA, em San José Iturbide, no México. Os outros projetos de série para os quais a HELLA foi requisitada também serão fabricados em San José Iturbide e em Arad, na Roménia.
O desenvolvimento ocorre na rede internacional da HELLA, incluindo em Northville (EUA), Guadalajara (México), Timişoara (Roménia) e na sede da empresa, em Lippstadt (Alemanha).
Mais sobre a HELLA aqui.