O Yokohama ADVAN NEOVA AD09 foi submetido às mais exigentes provas de qualidade. Falamos, neste caso, dos resultados do conjunto de testes desenhados, integralmente, para avaliar o rendimento sobre piso molhado.
Apesar de já terem sido realizados testes exaustivos de rendimento sobre piso molhado nas instalações de testes integrais de pneus (D-PARC) da Yokohama, os pilotos de ensaio não quiseram perder a oportunidade de avaliar o seu desempenho sobre piso molhado quando a chuva se apresentou no segundo dia da avaliação final do AD09, no East Course do Circuito Ebisu.
“Após a obtenção de altas classificações durante o primeiro dia de avaliação, o estado de ânimo do responsável de planificação de produto para o AD09 na Yokohama era de tranquilidade. No segundo dia, sob condições húmidas, o piloto-chefe de desenvolvimento, Manabu Orido, juntamente com Nobuteru Taniguchi e Yusaku Shibata, utilizaram os três veículos de teste (Subaru WRX STi, Subaru BRZ e GR Supra) para levar a cabo as avaliações de pneus a partir do meio-dia”, conta o fabricante, em comunicado.
A avaliação começou com o WRX equipado com pneus AD08R da geração anterior. “O facto de o WRX ter tração integral também ajudou e não senti nenhum problema. Parece que a aderência melhora à medida que os pneus aquecem”, revela Yusaku Shibata.
“Não são maus. Também têm algo de divertido. Inclusivamente em piso molhado, podes empurrar os pneus”, afirma, por sua vez, Nobuteru Taniguchi. “Há uma boa resposta durante a travagem. Honestamente, os pneus AD08R deram-me a impressão de serem melhores em piso molhado do que no dia anterior em piso seco”, conta Manabu Orido.
Inclusivamente quando conduziam com pneus AD08R da geração anterior, os três condutores tinham coisas boas a dizer. Quando chegou o momento de avaliar os pneus AD09 no WRX, a chuva cessou, o que provocou condições húmidas e partes secas na superfície da estrada.
“Tive a impressão de que estava um pouco resvaladiço na curva de saída, mas, tal como o AD08R, o AD09 é incrível quando aquece. Estes pneus respondem especialmente bem a virar numa curva depois de travar”, disse Yusaku Shibata.
Então, trocou-se de veículo de teste para o BRZ e, depois de terminarem as avaliações com os pneus AD08R e de a equipa passar para o AD09, começou a chover novamente.
“Numa palavra: fantástico! São incríveis, sentes-te bem a conduzir com eles. Os pneus AD08R não estavam mal, mas com os AD09 podes atacar a pista sem preocupações e dado que os pneus mudam de forma corretamente, a aderência responde, melhorando a capacidade de controlo. Tal como em piso seco, em piso molhado tenho uma grande sensação de flexibilidade. Não tenho nenhuma queixa!”, assinala Nobuteru Taniguchi.
Os comentários de Manabu Orido revelaram uma sensação semelhante de grande satisfação. “Sinto que o carro está equipado com pneus de competição para chuva. Para ser honesto, senti o AD08R um pouco rígido em algumas áreas e o começo dos deslizamentos em piso molhado podia ser abrupto, mas o AD09 solucionou estes problemas muito bem”, revelou.
“Tenho a impressão de que a alta rigidez em redor dos talões está a funcionar particularmente bem. O trabalho realizado pelas bandas de rodagem nos lados interior e exterior está claramente dividido, o que lhe oferece uma resposta muito recetiva. A água é muito mais compatível com a borracha do que tinha imaginado”, reforça o piloto de testes. “Este será um pneu adorado durante muito tempo”, diz Manabu Orido.
O clima nas montanhas é realmente volátil e quando chegou o momento de avaliar os pneus do GR Supra, a chuva intensificou-se e tornou-se constante. Antes que a equipa se desse conta, ficou presente uma espessa neblina.
Já nos pneus AD08R da geração anterior em condições totalmente molhadas, os três condutores foram unânimes nas suas opiniões e disseram que quando se trata de um automóvel desportivo moderno nesta categoria, honestamente houve algumas partes em que os pneus AD08R tiveram dificuldades.
“A combinação dos pneus AD08R e o GR Supra expôs a falta de rigidez da caixa em alguns aspetos, especialmente na parte traseira. Os pneus como o 80 Supra ou o FD encaixam bem, mas se olhares de acordo com os padrões modernos desta categoria, dizer que falta um pouco será a avaliação correta”, reconhece Manabu Orido.
Com a chuva a intensificar-se ainda mais, criando fortes condições de humidade na superfície da pista, começaram as avaliações dos pneus AD09 instalados no GR Supra. Apenas nas más condições se pode ver o verdadeiro rendimento dos pneus. Desta forma, a forte chuva pôs à prova os pneus AD09.
“Os pneus são elegantes, flexíveis e dispõem de ótima aderência, mesmo nestas condições. Surpreendeu-me, inclusivamente quando conduzia sobre piso molhado, que esta ótima sensação se mantivesse inalterada até então. Naturalmente, devido à forte chuva, conduzi tendo em consideração que poderiam dar-se situações de aquaplaning, mas ainda assim fiquei impressionado com o bem que giravam, sem resistência”, relatou.
Quando se completaram todos os testes de avaliação do AD09, Shibata tinha um olhar verdadeiramente contente no rosto. Conduzindo atrás dele, Taniguchi e Orido também estavam em sintonia nas suas considerações. “Inclusivamente em molhado, o AD09 sente-se muito bem”, acrescenta a mesma fonte.
Tendo completado dois dias de testes da avaliação final no Campo Este do Circuito Ebisu, que, de alguma maneira, se assemelha a uma estrada de montanha, as palavras que saíram da boca de Orido foram perentórias.
“Aquilo que me pareceu faltar nos testes anteriores foi finalmente feito neste teste final. O que faltava era a individualidade. Quando pensamos em qual é a individualidade do ADVAN NEOVA AD09, tendemos a ficar presos na ideia de que alguma parte em particular tem de sobressair, mas estes novos pneus AD09 alcançaram um rendimento verdadeiramente global, de que todos podem desfrutar comodamente”, disse.
“Esse claro sentido de individualidade é difícil de alcançar neste tipo de pneus desportivos de rua, nos quais queres que tudo seja inovador. Se usarmos o Porsche 911, uma das formas ideais de um desportivo, como exemplo, o ADVAN NEOVA é apenas um Carrera e não um GT3 ou GT2”, explicou.
“Sim, não tem uma presença destacada como os GT3 ou GT2, dos quais podes desfrutar de um excelente rendimento com utilização diária, mas verás ainda mais rendimento se quiseres levá-lo ao circuito, sendo, por isso, que exibe uma força integral no nível fundamental”, deu conta.
“Creio que o AD09 será um pneu adorado por vários anos. Creio que tocará realmente a alma do condutor e proporcionará um nível de conforto verdadeiramente profundo. Definitivamente, é um pneu que recomendaria encarecidamente aos amantes da condução”, remata o piloto.
Mais sobre a Yokohama aqui.