Rentabilidade é trunfo dos lubrificantes Olipes para veículos industriais

Os lubrificantes Olipes “maximizam a eficiência e a rentabilidade dos veículos industriais”, garante o fabricante espanhol. E aponta vários exemplos.

“O elevado nível de exigência com o qual os veículos industriais trabalham implica o uso de lubrificantes específicos que mantêm a mecânica lubrificada para minimizarem a fricção das peças móveis e reduzirem e controlarem a temperatura da maquinaria e o consumo de combustível”, adianta o fabricante espanhol.

A Olipes, especialista em investigação, desenvolvimento e fabrico de novos lubrificantes avançados, eficientes e ecológicos, oferece produtos da máxima qualidade adaptados às necessidades de cada veículo, tendo em vista prolongar a vida dos seus motores, transmissões, caixas de velocidade, embraiagens e filtros, entre outros.

“Uma gama integral de produtos e serviços desenvolvidos a partir de matérias-primas da melhor qualidade, inovação e tecnologia de vanguarda, assim como uma equipa de profissionais que garante a melhor cobertura e a manutenção e assessoria adequadas às necessidades de cada cliente”, avança, em comunicado.

“Para as empresas de transportes, é essencial que os veículos pesados mantenham um funcionamento eficiente durante todo o ano. Os gestores das frotas sabem que é vital a maximização de cada peça para garantir, continuamente, o maior rendimento do motor e, assim, otimizarem a eficiência, rentabilidade e competitividade dos seus negócios”, acrescenta.

“E, para tal, o lubrificante é um componente fundamental, ainda mais quando se trabalha em condições ambientais tão duras como as que se verificaram neste verão”, afirma Fernando Díaz, diretor-geral executivo adjunto da Olipes. 

Para satisfazer os exigentes requisitos de lubrificação dos motores Diesel mais modernos, com regimes de serviço muitos rigorosos e longos intervalos de mudança de óleo, a Olipes desenvolveu o Averoil 10W40 UHP, homologado pela Mercedes-Benz.

Trata-se de um óleo lubrificante “Extended Life” de última geração e tecnologia sintética 100%. Tem um reduzido teor de cinzas, fósforo e enxofre, características indispensáveis para se conseguir uma ótima lubrificação em motores Euro V e Euro VI, equipados com filtros de partículas e sistemas de redução catalítica seletiva, suportando longos intervalos de mudança de óleo em condições de serviço exigentes.

Para reduzir o consumo de combustível e facilitar os arranques a baixa temperatura – em especial em condições climatéricas de frio durante os duros meses de inverno, nos modernos motores de veículos pesados que operam em exigentes regimes de serviço –, a proposta da Olipes é o Averoil 5W30 UHP, homologado pelo Volvo Group Trucks.

Um óleo lubrificante “Energy Conserving” de última geração, de tecnologia sintética e Mid SAPS. A sua formulação equilibrada permite que renda o máximo em motores Euro VI e anteriores, equipados com sistemas SCR e especialmente nos que incorporam filtros de partículas, incluindo os que utilizam como combustível GNC, GLP ou biodiesel.

“Reduzir o consumo de combustível, suportando longos intervalos de mudança de óleo, além de contar com as homologações do Instituto Americano do Petróleo (API) e o apoio de fabricantes como Mercedes-Benz, Volvo, Mack ou Renault, proporciona uma tranquilidade extra ao proprietário da frota e ao responsável pela manutenção, que sabem que os seus veículos estão bem cuidados e as suas poupanças a salvo com a Olipes”, diz a mesma fonte.

Check-up Media Olipes industrial range 2

“Por sua vez, a manutenção da caixa de velocidades também tem na Olipes o melhor aliado. Para proporcionar o seu melhor funcionamento, a Olipes recomenda o Maxigear TS 6400 (SAE 75W80), um óleo lubrificante de tecnologia sintética, formulado com aditivos especialmente concebidos para transmissões manuais e caixas de velocidade sincronizadas”, refere.

“Incluindo as equipadas com mecanismos de travagem integrada (Intarder) que são utilizadas em veículos comerciais, camiões de distribuição, camiões de longos trajetos e transporte pesado, autocarros de serviço urbano, autocarros de transporte de passageiros e veículos todo-o-terreno”, sublinha a Olipes.

“Além disso”, acrescenta, “as caixas de velocidade ZF de última geração e elevadas prestações também têm uma proposta específica formulada pela Olipes: o óleo lubrificante sintético Maxigear TS 7400 (SAE 75W80), que conta com o ‘approval’ deste prestigiado fabricante”.

Para manter o bom estado dos travões e da embraiagem – especialmente dos veículos equipados com ajudas de segurança à condução, como ABS, ASR e ESP, entre outras –, a Olipes dispõe do Maxifluid Brake, um óleo de travões de base sintética e nível de qualidade DOT 4.

O Maxifluid Brake conta com homologação do Instituto Nacional de Técnicas Aeroespaciais (INTA), sendo esta uma garantia indispensável quando se fala de segurança rodoviária, sendo recomendado para todos os sistemas de travões e embraiagem que exijam fluidos sintéticos com longos períodos de tempo de utilização, elevado grau de viscosidade e alto ponto de ebulição a seco e a húmido.

E para que o sistema de refrigeração se encontre sempre em bom estado, a Olipes dispõe de uma vasta gama de líquidos de refrigeração-anticongelantes biodegradáveis, como o G12 Plus, de alta qualidade e longa duração em serviço, de aditivação 100% orgânica e livre de silicatos, que podem ser utilizados diretamente, sem qualquer diluição em circuitos fechados de todo o tipo de veículos e motores.

E como o novo G12PlusPlus, de tecnologia híbrida Si-OAT, para evitar a deterioração prematura dos casquilhos de silicone e as indesejáveis fugas de fluido de arrefecimento. Os dois líquidos protegem o motor desde -35°C até +145°C durante cinco anos ou até 600 mil km percorridos pelo veículo industrial.

Para a lubrificação dos eixos, dos mancais das rodas, das extremidades das barras de acoplamento, das rótulas, das juntas em “U” e dos eixos dos braços de controlo, a Olipes criou a Maxigras Complex EP, uma massa azul que foi classificada pela Associação Americana de Fabricantes de Massas Lubrificantes (NLGI), sob os padrões GC-LB.

Por outro lado, para minimizar os problemas criados pelo biodiesel incorporado, atualmente, nos combustíveis Diesel comercializados na União Europeia e pela água presente nos depósitos por efeito da condensação, a Olipes recomenda o One Shot, aditivo exclusivo que limpa, lubrifica e protege os injetores e a bomba, mantém o circuito de combustão limpo, evita obturações prematuras dos filtros, melhora a combustão, minimiza o consumo de combustível, reduz a formação de fumos de escape e fuligem e dispersa e absorve a água de condensação.

Desta forma, elimina o risco de aparecimento de micro-organismos (algas, bactérias e fungos, entre outros) nos depósitos de combustível e, com isso, evita as dispendiosas avarias provocadas pela entrada da água nos injetores e na bomba de injeção.

“A gama de produtos Olipes é ideal para otimizar o funcionamento e cuidado dos veículos industriais de todos os tamanhos. Não há dúvida de que, investir numa boa manutenção da mecânica, faz com que o veículo prolongue as suas horas de serviço e, portanto, seja muito mais rentável”, conclui Fernando Díaz.

Mais sobre a Olipes aqui.

logotipo Liqui MolyMF Pinto Import. export peças, S.A.Aser aftermarket AutomotiveEuromais peças e pneusAutozitânia Bragalis
Mercedez EQE BannerRomafeValvolineChampion

artigos relacionados

Últimas

Internacional