“O projeto europeu Edison WINCI ficou concluído. Como o seu principal coordenador e em colaboração com os nossos parceiros, desenvolvemos, em conjunto, soluções abrangentes para carregamento sem contacto para veículos elétricos, únicas na Eslovénia. A nossa solução permite um carregamento mais rápido, eficiente e amigável, sendo já utilizada pelos Correios Eslovenos para os seus veículos elétricos”, avança a Hidria, em comunicado.
“No projeto Edison WINCI, nós e os nossos parceiros focamo-nos no desenvolvimento de uma solução abrangente para carregamento sem contacto para veículos elétricos. Resolvemos os desafios específicos do sistema, ou seja, o desenvolvimento de componentes para o acionamento elétrico do veículo, soluções de software para a comunicação do veículo com o utilizador (e a sua experiência) e a rede. O objetivo principal foi testar o funcionamento do sistema de carregamento sem contacto para veículos elétricos em ambiente real”, explica.
Os parceiros do projeto Edison WINCI, coordenado pela Hidria, foram Abelium, GoOpti, Iskra, Pošta Slovenije, Sunesis e o Centro de Desenvolvimento NELA.
Na conclusão do projeto, os Correios Eslovenos (Pošta Slovenije) demonstraram o sistema de carregamento de veículos sem contacto desenvolvido juntamente com toda a sua infraestrutura de suporte e desenvolveu aplicações de apoio para o público profissional e interessado.
Um fornecedor externo, o alemão INTIS, também ajudou no desenvolvimento do sistema. Os Correio Eslovenos atualizaram o seu veículo de entrega elétrico, que se tornou, assim, no primeiro veículo de entrega na Europa que permite o carregamento sem contacto. As características superiores do sistema desenvolvido permitem obter uma economia de tempo extremamente elevada ao carregar o veículo.
“A aplicação de software Edison WINCI desenvolvida é um exemplo piloto de gestão e comunicação amigável com o sistema. Todas as soluções de demonstração desenvolvidas como protótipos representam um grande potencial de mercado para as empresas que fazem parte do projeto”, refere a Hidria.
E conclui: “Formarão a base de soluções avançadas para mobilidade elétrica sustentável, que serão lançadas no exigente mercado europeu na próxima década pela indústria automóvel eslovena e mobilidade geral”.
Mais sobre a Hidria aqui.