powered by

HELLA entra no mercado de alta tensão para eletrónica de potência

A pedido de um fabricante premium alemão, que a empresa não revela qual é, a HELLA equipará 10 diferentes gamas de veículos com conversores de alta tensão.

A HELLA, fornecedor automóvel que opera sob a marca umbrella FORVIA, está a entrando no mercado da eletrónica de potência de alta tensão com um pedido de grande volume por parte de um fabricante alemão premium.

Neste sentido, a HELLA foi requisitada para o desenvolvimento em série de um conversor na faixa de alta tensão. Tal deve ser implementado na plataforma completa de veículos eletrónicos do fabricante.

Além disso, deve ser integrado num híbrido plug-in. No total, o projeto do cliente abrange, atualmente, 10 gamas de veículos diferentes. O volume de pedidos encontra-se na faixa baixa a média de três dígitos de milhões de euros. O início da produção em série está previsto para meados de 2025.

“A HELLA já promove, ativamente, a eletrificação de veículos há anos. Há mais de cinco, por exemplo, introduzimos, com sucesso, um sistema de gestão de bateria para veículos 100% elétricos na produção em série”, dá conta Björn Twiehaus, diretor administrativo de eletrónica da HELLA.

“Ao mesmo tempo, somos líderes mundiais de mercado de conversores de voltagem DC/DC de 48 Volt. Como, agora, estamos a transferir, com sucesso, essas competências essenciais para a eletrónica de potência de alta tensão, encontramo-nos a expandir ainda mais a nossa posição como fornecedor líder na área da mobilidade elétrica e a abrir um potencial de crescimento adicional significativo”, acrescenta.

Os conversores de tensão ligam as classes de tensão das diferentes redes de bordo no veículo. No contexto do projeto do cliente que agora foi adquirido, os conversores de tensão da HELLA são utilizados, ​​principalmente, para a alimentação redundante de componentes para acionamento automatizado, bem como para outras funcionalidades relevantes para a segurança da rede elétrica de 400 ou 800 Volt a bordo.

Estas incluem, por exemplo, sensores de câmara e radar, bem como unidades de controlo da direção. Ao mesmo tempo, o conversor de alta tensão alimenta a bateria de 12 Volt, que é necessária em veículos, bem como em híbridos plug-in para corrente quiescente e fonte de alimentação redundante, entre outras coisas.

O primeiro conversor de alta tensão da empresa está a ser desenvolvido na sede corporativa da HELLA, em Lippstadt, que é o centro de competência global para eletrónica de potência de alta tensão. O local de produção será a fábrica de eletrónica da HELLA, em Recklinghausen, também na Alemanha.

Mais sobre a HELLA aqui.

StratioDayco

artigos relacionados

Últimas

Atualidade

Em estrada

Atualidade