A ZF apoia a transformação da indústria da construção rumo a uma mobilidade mais sustentável. O acionamento central elétrico CeTrax 2, que está a ser apresentado na Bauma 2022, também estará disponível como um componente do sistema de acionamento modular que a empresa lançou recentemente.
Em conjunto com as vantagens conhecidas desta abordagem flexível – tempos mais curtos de desenvolvimento e registo para novos modelos de veículos – os fabricantes estão perfeitamente preparados para os desafios atuais e futuros.
“Solo lamacento, encostas íngremes, carga pesada e volumosa. Zonas de construção exigem muito dos veículos especiais. Tal inclui desempenho, fiabilidade e durabilidade. Em grande medida, essas características são determinadas pela linha de transmissão de um veículo”, começa por explicar a ZF.
Ao fornecer o CeTrax 2, a ZF oferece aos fabricantes de veículos uma nova e poderosa opção para eletrificação do trem de força. “Com o CeTrax 2, estamos a adicionar outra opção ‘verde’ poderosa ao nosso portefólio existente”, refere Bernd Kownatzki, responsável de vendas e aquisição técnica para Sistemas de Transmissão de Veículos Especiais da ZF.
“O acionamento central elétrico contribui para o objetivo do nosso grupo, que passa por eletrificar todos os tipos de veículos. Com essa abordagem, apoiamos, ativamente, a sustentabilidade – seja na estrada, fora dela ou nos locais de obras”, acrescenta.
Segundo a ZF, uma das principais vantagens do CeTrax 2 é a transmissão integrada de três velocidades que, juntamente com o baixo peso do sistema de 385 kg, permite uma alta e rápida capacidade de escalada, mesmo com grandes cargas e em encostas mais íngremes.
A sua carcaça fina também permite maior distância ao solo, o que melhora a capacidade off-road do veículo, fator importante para dominar as topografias desafiadoras dos locais de obras. Mas existem outras características que também destacam o sistema, como o seu elevado desempenho contínuo de 360 kW e 24.700 Nm de binário máximo.
Graças à experiência líder de mercado da ZF na produção de motores elétricos com tecnologia hairpin, – dois inversores integrados baseados em tecnologia de carboneto de silício (SiC) de 800 Volt e eletrónica de potência otimizada -, o CeTrax 2 atinge uma eficiência de até 96%. E permite conduzir veículos de forma eficiente com um peso total de até 44 toneladas, garantindo elevado grau de conforto e sem emissões locais.
“A mobilidade elétrica é um tema importante no setor fora de estrada”, frisa Bernd Kownatzki. “E, em locais de obras em particular, há uma grande procura por soluções sustentáveis que sejam poderosas e robustas”, afirma.
Isto aplica-se, em particular, à sua utilização em locais de construção urbanos onde se aplicam regulamentos rigorosos de emissões e ruído. Ou em minas onde a qualidade do ar subterrâneo é crítica para a segurança dos trabalhadores.
Graças à experiência de desenvolvimento da ZF, o CeTrax 2 encaixa-se, perfeitamente, no conceito de acionamento modular, que foi apresentado pela empresa no verão passado.
Além do CeTrax 2, os componentes disponíveis da solução completa incluem a opcional transmissão automática de sete velocidades EcoLife Offroad 2 ou a plataforma de transmissão TraXon com caixa de transferência TC27.
A ideia central que está por detrás dessa abordagem é acelerar o desenvolvimento e o registo de novos modelos sem que os fabricantes tenham de sacrificar a qualidade comprovada da ZF.
O sistema de acionamento modular oferece aos fabricantes de veículos uma solução de tecnologia flexível e comparativamente simples, que pode ser adaptada a cada utilização em particular. “O que ajuda os clientes da ZF a superar os desafios atuais e futuros”, conclui Bernd Kownatzki.
Mais sobre a ZF aqui.






