A Soc. Com. C. Santos junta os automóveis reais à experiência virtual de pilotagem no Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico (SAHE), que está aberto ao público no Centro de Exposições da Alfândega do Porto até ao próximo domingo (dia 23 de outubro).
À exposição e test-drive de toda a gama de passageiros Mercedes-EQ e de um Mercedes-Benz van elétrico, a empresa soma uma experiência de condução virtual do Fórmula E campeão do mundo.
A empresa tem no maior salão português da especialidade (em exposição e/ou para test-drive no exterior do recinto) a gama completa de passageiros da Mercedes-EQ, a marca de automóveis 100% elétricos do construtor alemão: EQA, EQB, EQC, EQE e EQS são os modelos presentes. Também a Mercedes-Benz Vans tem um eVito Furgão em exposição.
A gama 100% elétrica Mercedes-EQ já inclui cinco modelos (sem contar com o monovolume EQV), com autonomias entre 420 e 784 km. Esta família de veículos continua a ser enriquecida e para os próximos meses está prevista a chegada de mais um membro: EQS SUV. Além disso, quase toda a gama Mercedes-Benz já tem variante híbrida plug-in (em muitos casos, com autonomias elétricas superiores a 100 km). Na Mercedes-Benz Vans, a gama inclui eSprinter, eVito (Furgão e Tourer) e EQV. Em breve, serão lançados eCitan e EQT.
Eletrificados representam 53%
Os dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP) revelam que 39,7% dos veículos ligeiros de passageiros matriculados entre janeiro e setembro deste ano eram movidos a outros tipos de energia, nomeadamente elétricos e híbridos. Os veículos 100% elétricos representaram 10,7% de todos os veículos ligeiros de passageiros novos matriculados naquele período.
No caso da Mercedes-Benz, à escala mundial, as vendas de elétricos, nos primeiros nove meses de 2022, mais do que duplicaram (+126), para 75.400 unidades (4,9% do total das vendas de veículos ligeiros Mercedes-Benz em todo o mundo no período em análise).
As vendas da Soc. Com. C. Santos, a exemplo de toda a rede de representantes Mercedes-Benz em Portugal, registam uma tendência de eletrificação. Os veículos de passageiros novos eletrificados representam já mais de metade da presente carteira de encomendas da empresa.
Em concreto, os automóveis com motor de combustão interna representam 47% do total, contra 53% das viaturas eletrificadas (elétricas e híbridas plug-in). Entre as viaturas eletrificadas, as híbridas plug-in assumem maior preponderância (31% das vendas totais), mas a subida das 100% elétricas, até pelo contínuo lançamento de novos modelos com esta tecnologia na gama, é uma realidade e são 22% de todos os automóveis Mercedes-Benz novos encomendados à Soc. Com. C. Santos.
“Temos uma gama completa em exposição e disponível para test-drive, estando a nossa equipa disponível para prestar todos os esclarecimentos sobre os modelos eletrificados da Mercedes-Benz. Além disso, promovemos a discussão de temas relacionados com a eletrificação e a mobilidade, o que é essencial para um melhor esclarecimento da sociedade”, afirma Rui Santos da Cunha, responsável de vendas de veículos ligeiros de passageiros da Soc. Com. C. Santos.
“Por fim, ‘trazemos’ a emoção do desporto automóvel sem emissões para o evento, com simuladores de eSports. Voltamos a ter uma presença global no Salão Automóvel Híbrido e Elétrico e estamos à espera da visita do público”, acrescenta.
Mercedes-EQ: campeão em simulador
A Soc. Com. C. Santos vai, com efeito, juntar o desporto virtual dos eSports aos automóveis reais que tem expostos. Ao longo dos três dias do evento, a empresa irá, com o apoio da G’s Competizione, oferecer a possibilidade a alguns visitantes de terem uma experiência de pilotagem virtual de um monolugar da Mercedes-EQ Formula E Team no circuito do Autódromo Internacional do Algarve.
A Mercedes-EQ Formula E Team disputou a Fórmula E durante três temporadas, entre 2019 e 2022, tendo sido campeã de pilotos e por equipas em duas dessas épocas (2020-2021 e 2021-2022).
Os pilotos campeões foram Nyck de Vries, do Países Baixos, (em 2021) e o belga Stoffel Vandoorne (em 2022). Esta foi a temporada final na Fórmula E da Mercedes-EQ, que tinha anunciado em agosto de 2021 a saída da competição.
A experiência de pilotagem virtual disponibilizada pela empresa aos visitantes do Salão Automóvel Híbrido e Elétrico será no circuito do Autódromo Internacional do Algarve, mas a Fórmula E nunca passou por Portugal. Esta competição da FIA correu, desde que foi criada, em setembro de 2014, em várias pistas citadinas, tais como Nova Iorque, Londres, Berlim e Roma, entre outras.
Os atuais monolugares da Fórmula E – os Gen2 (segunda geração), em 2023 chegarão os Gen3 – têm 250 kW (335 cv) de potência. A aceleração é brutal, com o monolugar de 5.160 mm de comprimento e 900 kg de peso a atingir os 100 km/h em apenas 2,8 segundos, com uma velocidade máxima de 280 km/h.
Os simuladores da G’s Competizione disponíveis no stand da Soc. Com. C. Santos no Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico vão permitir a alguns visitantes uma aproximação tão próxima quanto possível da adrenalina oferecida pela Fórmula E.
Os eSports mais não são do que replicar os vários desportos no mundo virtual. Não dos chamados jogos arcade, mas de simulação, isto é, aproximar-se o máximo possível da realidade. Com um crescimento anual de 10%, as corridas virtuais de desportos motorizados são cada vez mais populares, com campeonatos organizados nos quatro cantos do mundo.
Dada a aproximação à realidade, os simuladores SimRacing são, também, utilizados por pilotos das corridas reais para testarem circuitos e automóveis em que competem nas provas físicas.
Mais sobre a Soc. Com. C. Santos aqui.