A NTT Com, empresa de soluções de TIC e comunicações internacionais do Grupo NTT, e a DENSO, fabricante global de componentes de mobilidade que oferece tecnologias, sistemas e produtos avançados de mobilidade, criaram uma parceria para desenvolver um “Security Operation Center for Vehicles (VSOC1)”, para responder à ameaça de ataques cibernéticos cada vez mais sofisticados contra veículos, anunciam, em comunicado.
Esta colaboração combina os pontos fortes da NTT Com e da DENSO para estabelecer e desenvolver as tecnologias que compõem o serviço VSOC (vehicle SOC) e os seus sistemas de operação.
“A NTT Com fornece os seus recursos tecnológicos relacionados com segurança de TI gerida, incluindo rede, computação em ‘nuvem’ e SOC de TIC, enquanto a DENSO aproveita as suas tecnologias exclusivas relacionadas com a segurança da informação, comunicações e análise de dados, cultivadas nas áreas de sistemas, cibersegurança de veículos e desenvolvimento de veículos conectados”, revelam.
“As duas empresas, ambas com ampla experiência nas áreas de TI e mobilidade, trabalharão juntas para fornecer serviços VSOC robustos que possam responder, com precisão, a ataques cibernéticos relacionados com veículos em evolução”, acrescentam.
A colaboração visa fornecer serviços-chave que permitem uma resposta imediata a incidentes em fabricantes de automóveis e fornecedores de mobilidade. Os serviços a serem prestados incluem “monitorização de veículos e deteção de ataques cibernéticos, automatizando a aquisição de saída de comunicações; servidores conectados e dispositivos de segurança instalados nos veículos; deteção de tendências de ataques cibernéticos juntamente com os detalhes de ataques reais contra veículos individualmente ou em toda a frota”, elencam.
E vão mais longe: “Análise de ataques cibernéticos e ameaças por analistas de segurança especializados, relatórios de resultados e informações forenses que facilitam os esforços de recuperação e resposta e visualização e alerta em tempo real para clientes por meio de um site de portal do cliente; monitorização de segurança de veículos confiável e altamente disponível em escala global, construído com base na infraestrutura e experiência operacional comprovadas da NTT Com”.
No mesmo documento, pode ler-se que “à medida que o número de veículos que enfrentam ameaças de ataques cibernéticos sofisticados continua a crescer, é necessário monitorizar automóveis conectados, detetar e analisar ataques num estágio inicial e tomar as medidas apropriadas. As duas empresas visam fornecer serviços VSOC (Security Operation Center for Vehicles) e acelerar o seu desenvolvimento para contribuir para a realização de uma sociedade de mobilidade segura e protegida”.
E concluem: “A NTT Com e a DENSO começaram a desenvolver tecnologia para detetar e analisar ataques cibernéticos em veículos no ano de 2017. Desde 2020, a tecnologia foi otimizada, simulando cenários de ataque contra veículos e medindo respostas a vários eventos, incluindo a deteção de ataques e a análise de impacto utilizando um VSOC experimental”.
Mais sobre a DENSO aqui.