powered by

NTT DATA e DENSO criam ecossistema para a indústria de baterias de veículos elétricos

A plataforma utilizada para o ecossistema pretende servir como uma infraestrutura de informação para utilização segura de dados entre empresas.

Em setembro de 2022, a NTT DATA e a DENSO começaram a construir um ecossistema global para baterias de veículos elétricos com vista a criar espaços de dados confiáveis ​​globais onde apenas os dados necessários podem ser partilhados, ao mesmo tempo que protege os dados privados.

“A nova regulamentação de baterias criada na Europa exigirá a divulgação das emissões de CO2 e da taxa de reciclagem de recursos ao longo dos ciclos de vida das baterias para a Comissão Europeia. No futuro, quando as empresas japonesas venderem veículos elétricos, incluindo movidos a bateria e híbridos no mercado europeu, serão obrigadas a cumprir essa regulamentação europeia”, dá conta o comunicado.

“Para que isso seja possível, é necessário construir uma plataforma comum para a partilha segura de dados entre fornecedores na cadeia de valor, em vez de exigir que as respetivas empresas cumpram a regulamentação individualmente”, acrescenta.

A NTT DATA e a DENSO solicitaram, em conjunto, propostas no âmbito do programa de subsídios do Ministério da Economia, Comércio e Indústria (METI) para criar um ecossistema de toda a indústria para baterias de veículos elétricos. As duas empresas foram, oficialmente, aprovadas como operadoras de negócios em setembro de 2022.

No futuro, a plataforma utilizada para o ecossistema pretende servir como uma infraestrutura de informação de última geração, permitindo o uso seguro de dados entre empresas de diferentes setores, incluindo baterias de veículos elétricos.

A NTT DATA e a DENSO lançarão um estudo sobre uma plataforma comum para as indústrias automóvel e de produção, com o objetivo de comercializar serviços até ao final do ano fiscal de 2023.

“Para resolver questões sociais, como alcançar a neutralidade carbónica, uma sociedade orientada para a reciclagem e a devida diligência em direitos humanos, é necessário um novo mecanismo para distribuir, com precisão, os dados detidos pelas respetivas organizações em toda a cadeia de abastecimento”, explica o mesmo documento.

“Para evitar que diferenças nas práticas de negócios e regulamentações legais nos respetivos países e regiões dificultem a distribuição de dados, as plataformas de partilha de dados foram estudadas em vários países em colaboração com muitas empresas e organizações. Os exemplos incluem mecanismos de construção, como Gaia-X,Nota 2, um padrão comum para plataformas de distribuição de dados na Europa, e Catena-X,Nota 3, liderada por fabricantes alemães e empresas de TI”, reforça.

Check-up Media innovation 2

“Espera-se que as empresas japonesas que fazem negócios com empresas de automóveis alemãs sejam obrigadas a distribuir dados via Catena-X. Se o fizerem de acordo com a regulamentação de baterias na Europa, os dados relacionados a segredos comerciais, como informações sobre as matérias-primas de componentes para automóveis e tomada e colocação de pedidos, além das informações da pegada de carbono (“CFP”), serão armazenados em data centers localizados no exterior”, afirma.

“Isso pode gerar preocupações para as empresas japonesas do ponto de vista da gestão da informação. Assim, o Japão precisa de um sistema único que possa ser interconectado com espaços de dados”, alerta. Para enfrentar esse desafio, NTT DATA e DENSO lançarão um estudo sobre um espaço de dados para a indústria automóvel (“o espaço de dados”) para gerir dados de ciclo de vida em baterias de veículos elétricos e construir um ecossistema de todo o setor para baterias de veículos elétricos.

“A NTT DATA e a DENSO estudarão um método para calcular as informações CFP da cadeia de abastecimentos necessárias para construir um ecossistema em todo o setor para baterias que são cruciais para a disseminação de veículos elétricos e para visualizar as considerações ambientais em termos de recursos escassos e direitos humanos (direitos humanos e due diligence ambiental – “DD”) no espaço de dados”, refere o comunicado.

“Como parte desses esforços, NTT DATA e DENSO solicitaram, em conjunto, um programa de subsídio METI para o ano fiscal de 2022 e foram aprovadas como operadoras de negócios em setembro de 2022. As duas empresas trabalharão com organizações relevantes para estudar uma maneira de partilhar, acumular e trocar informações sobre o cálculo de CFP e implementação de DD num ecossistema de toda a indústria para baterias”, pode ler-se.

“A NTT DATA trabalhou com a Nippon Telegraph and Telephone Corporation (‘NTT’) e a NTT Communications Corporation (‘NTT Com’) para construir a plataforma e criar o espaço de dados do Japão, que está a conectar a plataformas para troca segura de dados entre empresas. Neste estudo, a NTT DATA colaborará com a NTT Com e construirá o espaço de dados, aproveitando o know-how da NTT DATA, que tem um histórico na construção e operação de plataformas sociais de grande escala”, acrescenta a empresa.

A NTT DATA e a DENSO criarão ainda uma estrutura e sistema no Japão e implantá-los-ão em países asiáticos onde os veículos japoneses são amplamente utilizados, com o objetivo de criar uma plataforma que será amplamente utilizada no Japão e no exterior no futuro.

Mais sobre a DENSO aqui.

StratioDayco

artigos relacionados

Últimas

Atualidade