Vai montar amortecedores? Conheça as dicas da KYB Europe

Marca tem três unidades de produção de amortecedores na Europa para servir o aftermarket e os construtores de veículos, bem como uma fábrica de molas helicoidais de última geração.

A KYB, o maior fabricante de hidráulica do Japão e um dos maiores fornecedores mundiais de amortecedores OE, dá, através da KYB Europe, várias dicas úteis para os técnicos na montagem de amortecedores, molas helicoidais ou kits de montagem de suspensão.

Segurar a haste do pistão

Uma das causas mais comuns de falha na vedação do amortecedor e provocar fuga de óleo é o dano na haste do pistão durante a instalação. Pinças, alicates e outras ferramentas nunca devem ser colocadas diretamente na haste do pistão.

Essas ferramentas podem marcar o eixo liso altamente polido, que pode desgastar e danificar a vedação. Perto do topo do eixo, logo acima do local onde começa a rosca, há uma área para as ferramentas serem posicionadas com segurança.

Utilizar as porcas fornecidas

Se um amortecedor KYB vier com uma porca de rosca, esta deve ser utilizada durante a montagem em vez de ser reutilizada a rosca que saiu da peça antiga. Se a KYB não fornecer uma porca, a original deve ser reutilizada. Isso também se aplica a anilhas e espaçadores.

Substituir cartuchos

Ao instalar um novo cartucho KYB, não coloque água ou outros fluidos na carcaça do suporte. Certifique-se de que a carcaça está livre de qualquer fluido existente. Os cartuchos KYB são projetados para serem usados ​​sem líquidos adicionais.

Kits de montagem de suspensão

Ao desmontar um suporte, recomenda-se marcar as partes da suspensão para garantir o correto posicionamento e sequência das peças que serão reutilizadas. Isso é conhecido como “relógio”.

Preste atenção especial ao assentamento correto da bobina superior na placa de montagem superior, para garantir que a remontagem seja correta e precisa.

Comprimento do amortecedor

Ocasionalmente, um novo amortecedor pode parecer ter um comprimento diferente daquele que saiu do veículo. O motivo mais comum é a utilização de uma mola de retorno interna no produto KYB e a ausência do batente do produto original, que, por vezes, pode ser removido em modelos posteriores pelos fabricantes de veículos para economizar custos.

Em algumas aplicações, é necessário levantar ligeiramente o eixo ou a suspensão para fixar o kit de montagem. Isto também é comum em muitos componentes OE. Desde que a peça tenha sido selecionada do catálogo KYB utilizando as especificações exatas do veículo, a peça é segura para instalar.

Binário correto

Não utilize uma chave de impacto pneumática ou elétrica para apertar a porca de montagem superior na haste do pistão. Isso pode tornar o binário maior do que o recomendado e causar danos.

Segure a haste do pistão com uma chave ou ferramenta especial (não com pinças ou alicates) no ressalto usinado e utilize uma chave dinamométrica ajustada de acordo com a especificação do fabricante do veículo. As especificações podem ser encontradas na app KYB Suspension Solutions. O aperto final deve ser concluído após a aplicação do peso total do veículo.

Substituição aos pares

Para garantir que o veículo funciona com segurança e conforme o projetado pelo fabricante, a KYB recomenda a substituição dos amortecedores aos pares por eixo. Quando as taxas de amortecimento são, significativamente, diferentes da esquerda para a direita, as variações da carroçaria do veículo e do movimento das rodas podem causar anormalidades no manuseamento. A KYB recomenda ainda a substituição dos kits de montagem de suspensão e kits de proteção na mesma altura dos amortecedores.

Preparação

Ocasionalmente, um amortecedor pode ser diagnosticado como defeituoso quando, na verdade, só precisa de ser estendido e comprimido. Os amortecedores geralmente são armazenados e transportados horizontalmente.

Isso pode causar a formação de pequenas bolsas de ar, que podem afetar a força de amortecimento. Para evitar isso, é recomendável estender e comprimir três ou quatro vezes a haste do pistão para deixar sair o ar.

Alinhamento das rodas

Dependendo do design do veículo, o alinhamento das rodas pode ser necessário após a substituição do suporte. Todos os suportes afetam, de alguma maneira, o alinhamento. Por isso, é melhor verificar o manual e as especificações de serviço do veículo.

Mais sobre a KYB aqui.

Febi BilsteinSWAG_300x150BlueprintMF Pinto Import. export peças, S.A.Logo Mewa newEuromais peças e pneusDaycoR-M 300x150Glasurit_300x150RomafeKrautliwolf animado

artigos relacionados

Últimas

Em estrada

Lubrificantes

Internacional