A divisão Commercial Vehicle Solutions (CVS), da ZF, apresentou o futuro dos camiões-reboques inteligentes ao revelar dois veículos de inovação avançada. Excecionalmente capaz de combinar tecnologias de camião e reboque com os seus recursos de sistemas incomparáveis, a ZF cria novos padrões do setor para segurança e eficiência combinadas de camião-reboque.
Por outro lado, os protótipos demonstram ainda a aceleração da ZF em tecnologias autónomas, elétricas e digitais, oferecendo pontos de prova claros para a estratégia de “Mobilidade de próxima geração” da empresa.
“Ambientalmente inteligentes e projetados para reduzir o custo total de propriedade, os veículos de inovação mais recentes da ZF estabelecem um novo padrão de desempenho, eficiência e segurança, que só são possíveis ao aproveitar as capacidades de combinações completas de camião-reboque”, adianta Christian Brenneke, vice-presidente de Engenharia de Produto da divisão de Soluções para Veículos Comerciais da ZF.
“Cada protótipo combina de forma poderosa a experiência avançada em camiões e reboques da ZF com os nossos recursos de sistemas incomparáveis. Isso permitiu-nos alcançar níveis aprimorados de segurança e eficiência que, simplesmente, não seriam possíveis sem uma abordagem integrada ao veículo completo”, conta.
“A facilidade de uso dessas tecnologias também oferece suporte a motoristas menos experientes num momento em que o setor enfrenta escassez aguda”, acrescenta ainda Christian Brenneke.
A ZF equipou o seu camião e semirreboque de inovação de segurança com um conjunto de tecnologias combinadas, aproveitando as suas amplas capacidades de viaturas de turismo para garantir que a tecnologia seja economicamente atraente para veículos comerciais.
Tal inclui a abrangente solução Highway Assist, da ZF, habilitada pelo OnGuardMAX, sistema autónomo de travagem de emergência mais avançado da ZF para veículos comerciais. “O Highway Assist combina o Adaptive Cruise Control (ACC) com a funcionalidade Continuous Lane Keeping Assist (CLKA) para oferecer controlo longitudinal e lateral como um aplicativo automatizado de nível 2”, refere o comunicado.
“Além disso, dispõe da plataforma de sistema de travagem mBSP XBS modular e escalável de última geração da ZF. Esta plataforma complementa perfeitamente o travão de estacionamento eletropneumático OnHand (EPH) da ZF, permitindo o controlo automático do travão de estacionamento e proporcionando maior segurança e conforto ao condutor. O volante de deteção prática da ZF também foi integrado, oferecendo excelentes recursos de deteção de precisão”, explica o documento.
O veículo de inovação de segurança pode iniciar, de forma autónoma, um travão de emergência para evitar colisões com objetos em movimento e estacionários a velocidades de até 80 km/hm podendo parar completamente o veículo.
Trabalhando em conjunto com o sistema de travagem, o novo e exclusivo Cinto de Segurança Ativo da ZF ajuda a proteger os condutores, garantindo que os seus cintos de segurança estejam livres de folgas e permaneçam com a tensão correta, principalmente durante manobras de emergência.
Mais sobre a ZF aqui.






