“O termóstato controlado eletronicamente (MAP) fornece uma resposta aos muitos dilemas que os fabricantes automóveis estão enfrentando atualmente. À medida que os motores aumentam de potência, a função-chave dos termóstatos nos sistemas de refrigeração dos motores é novamente destacada”, começa por enquadrar a Dolz.
Além disso, a procura pela melhor eficiência do motor e menos emissões pode encontrar uma solução em termóstatos aquecidos eletricamente”, esclarece. “Como resultado”, acrescenta a empresa, “cada vez mais fabricantes estão a incorporar um controlo de termóstato eletrónico nos seus produtos finais, aumentando a sua durabilidade e precisão”. No quadro abaixo, a Dolz explica tudo sobre o termóstato controlado por MAP e sobre os seus principais benefícios.
Regulação por MAP vs convencional
“Dependendo da aplicação e tecnologia do motor de combustão, os termóstatos devem apresentar diferentes características funcionais e modos de funcionamento.
Para aumentar a eficiência do motor, foi desenvolvida uma nova tecnologia de termóstato controlado eletronicamente. Este tipo de termóstato pode ser entendido como uma melhoria em relação aos termóstatos convencionais, caracterizados por uma faixa de trabalho mais ampla”, explica.
“Um termóstato controlado por MAP funciona da mesma forma e dispõe da mesma estrutura mecânica de um termóstato convencional, mas a sua principal diferença é que também funciona com uma temperatura mais alta do motor”, refere.
“Além disso, complementa a regulação convencional do circuito de refrigeração por intermédio de um elemento de aquecimento integrado controlado eletricamente que é ativado quando solicitado. Consequentemente, o termóstato pode influenciar a temperatura consideravelmente mais rápido”, conta.
Como funciona e quais os benefícios?
O termóstato controlado por MAP fornece uma resposta aos muitos dilemas que os fabricantes de automóveis enfrentam atualmente. “À medida que os motores aumentam de potência, a função-chave dos termóstatos nos sistemas de refrigeração dos motores ganha relevância”, frisa.
“Além disso, a procura pela melhor eficiência do motor e menos emissões pode encontrar uma solução em termóstatos aquecidos eletricamente. Como resultado, cada vez mais fabricantes estão a incorporar um controlo de termóstato eletrónico nos seus produtos finais, aumentando a sua durabilidade e precisão”, revela.
Vantagens no mercado de reposição
“O principal benefício deste tipo de termóstato é a capacidade de o abrir antes de o líquido de refrigeração atingir uma temperatura operacional muito alta. Para fazê-lo, a unidade de controlo do motor ativá-lo-á antes que o líquido de refrigeração atinja uma determinada temperatura. Algo muito útil quando o veículo está em determinadas condições, como no modo desportivo”, adianta a Dolz.
“Os termóstatos controlados por MAP não apenas geram menos poluição e maior eficiência do motor, como são, também, extremamente duráveis, não apresentam desgaste natural e funcionam sem necessidade de serviço ou manutenção. Por outras palavras, podem durar toda a vida útil do motor”, salienta a empresa.
“No entanto”, acrescenta, “práticas ou fatores impróprios, como o uso de líquido de refrigeração de baixa qualidade, podem causar danos na peça. Na Dolz lembramos a importância do sistema de refrigeração e recomendamos sempre a substituição da bomba de água ou sangrar o sistema de refrigeração para verificar todos os componentes que fazem parte do sistema. Seguir estas diretrizes simples para a manutenção do sistema de refrigeração evitará o sobreaquecimento do motor e possíveis avarias futuras”.
“À medida que a indústria do pós-venda independente evolui e navega por condições e requisitos cada vez mais complexos, o desafio de encontrar um fabricante e fornecedor adequados é mais importante do que nunca”, alerta.
“Na Industrias Dolz trabalhamos com o firme compromisso de garantir o fornecimento de peças de reposição de elevada qualidade para transmissão e refrigeração do veículo, incluindo o termóstato controlado eletronicamente”, afirma.
“Os nossos produtos destacam-se pelas seguintes qualidades: “Utilização de materiais premium que melhoram a durabilidade e reduzem a necessidade de manutenção; processos de produção de qualidade e produção interna; investimento constante em inovação através do nosso departamento de I&D; décadas de experiência no setor de pós-venda, com linhas de produção desde 1934”, conclui.
Mais sobre a Industrias Dolz aqui.