Já se encontra a funcionar o novo banco de ensaios para motores e eixos elétricos do Centro de Tecnologia DEKRA, no circuito de Lausitzring, perto de Klettwitz, em Brandemburgo, na Alemanha.
“É, aqui, que testamos componentes para apoiar o desenvolvimento para efeitos de homologação e teste de tipo, bem como garantia de qualidade, com base em testes de CoP (Conformidade de Produção) e monitorização de mercado em nome de fabricantes e autoridades”, refere Erik Pellmann, responsável de Sistemas de Acionamento e Emissões de Escape no Centro de Tecnologia DEKRA.
A empresa prefere afirmar ter investido uma soma de sete dígitos em euros no novo banco de ensaios em vez de revelar o valor concreto. Juntamente com os testes de durabilidade, o novo sistema permite que os especialistas avaliem estado estacionário e a capacidade máxima de desempenho de motores elétricos de até 400 kW, a velocidades de 20.000 rpm e uma sobrecarga de 25%.
Graças a dois travões de eixo de 290 kW, estes testes também podem ser efetuados a eixos de tração totalmente elétricos (combinação de motor elétrico, inversor e transmissão). A maior parte da energia elétrica utilizada nos testes pode ser recuperada pelos travões da bancada de testes, um aspeto fundamental com vista ao objetivo de alcançar a maior sustentabilidade possível.
“Nestas instalações, não testamos apenas componentes de acordo com as especificações dos fabricantes e padrões de homologação europeus. Também oferecemos testes para outros padrões, como os GB 18488 e 17692, que são relevantes para o mercado chinês”, explica Erik Pellmann.
“Trabalhando lado a lado com os nossos colegas no laboratório DEKRA em Xangai, o que nos permite fornecer uma gama abrangente de serviços a partir de uma única fonte para fabricantes para o mercado chinês”, acrescenta.
Com o novo banco de ensaios, a DEKRA tem como alvo vários fabricantes e fornecedores de veículos, prestadores de serviços de engenharia e autoridades. “Estamos a alinhar gradual e sistematicamente o nosso laboratório de emissões de escape e trem de força às futuras necessidades de mobilidade elétrica do mercado. Este novo banco de ensaios é mais um passo nessa direção”, destaca Erik Pellmann.
A DEKRA está, atualmente, a investir em mobilidade elétrica em vários locais. Recentemente, a empresa inaugurou uma instalação de testes em área aberta em Arnhem, nos Países Baixos, para medição de compatibilidade eletromagnética em veículos de grande porte, como autocarros elétricos ou camiões elétricos. Em 2020, foi inaugurado um laboratório de última geração para evoluídos testes de infraestrutura de carregamento.
Mais sobre a DEKRA aqui.