Em outubro de 2022, arrancará a primeira linha de produção de eletrólitos de elevada potência na FUCHS, em Kaiserslautern, na Alemanha, depois de, em maio deste ano, o Grupo FUCHS, que opera a nível global, ter anunciado a participação na E-Lyte Innovations GmbH.
Como a construção foi concluída em tempo recorde, a flexível instalação piloto está pronta para dar início à produção. Com este investimento, a FUCHS entrou no mercado de eletrólitos, um negócio em rápido crescimento que está a ganhar cada vez maior importância, sobretudo na Europa, já que os eletrólitos são um componente-chave das baterias de iões de lítio utilizadas em inúmeras aplicações, como a mobilidade elétrica.
“Com esta instalação, especificamente desenvolvida para o dinâmico mercado das baterias, conseguimos produzir e fornecer aos clientes da E-Lyte as mais variadas formulações muito rapidamente e com a maior qualidade”, afirma Kay-Peter Wagner, diretor executivo da FUCHS Lubricants Germany GmbH.
A FUCHS e a E-Lyte encontram-se, também, a colaborar com vista à criação de uma nova infraestrutura de produção necessária para viabilizar um local europeu, a industrialização e o crescimento futuro.
Com a implementação deste projeto, a E-Lyte é a primeira empresa alemã capaz de oferecer ao mercado europeu de baterias um dos componentes mais importantes a partir de uma base de produção na Europa.
“O nosso objetivo é contribuir para tornar a cadeia europeia de valor acrescentado de baterias mais independente de acontecimentos geopolíticos”, explica Ralf Wagner, diretor executivo da E-Lyte Innovations GmbH.
“Uma cadeia de abastecimento local para soluções de eletrólitos também é essencial por outra razão muito importante. O eletrólito tem um prazo de validade limitado que, dependendo da complexidade da composição, pode ser de poucos meses”, acrescenta.
Para além deste projeto piloto, vai ser construída uma linha com tecnologia de ponta que será capaz de produzir, em série, várias toneladas de eletrólitos por ano. A conclusão desta instalação está prevista para finais de 2023.
Mais sobre a FUCHS aqui.