Tendo lançado o primeiro componente MEYLE-HD há 20 anos, o fabricante alemão, com sede em Hamburgo, está, agora, a transformar as suas peças de direção e suspensão MELYE-HD com a primeira gama de produtos neutros para o clima no mercado de reposição independente. A empresa pretende ser neutra em relação ao clima até 2030.
“A MEYLE trabalha para melhorar a pegada de carbono dos componentes de direção e suspensão MEYLE-HD desde 2019 e conseguiu reduzir, significativamente, as emissões de produção com medidas de eficiência energética e utilização de energia eólica”, explica o comunicado.
“A MEYLE está, agora, a dar o próximo passo decisivo e a trabalhar com ClimatePartner para compensar as emissões de CO2 associadas às peças MEYLE-HD na categoria de direção e suspensão. Peças essas que são fabricadas, em grande parte, na própria fábrica da empresa, na Turquia, que, tal como a sede da MEYLE, em Hamburgo, é certificada como neutra em carbono desde 2021”, acrescenta.
O conceito que está por detrás dos componentes MEYLE-HD sempre foi sustentável: reparar em vez de substituir a unidade inteira, com peças de reposição mais duráveis do que as originais.
“Isso é bom. Mas, para nós, não é suficiente. Queremos ser uma força motriz num setor muito heterogéneo e internacional”, diz Florian Gaertner, gestor de Responsabilidade Corporativa da MEYLE. “É, por isso, que nos comprometemos com o Pacto Global da ONU em 2021. Estamos a acelerar, sistematicamente, as nossas atividades de sustentabilidade, expandindo-as passo a passo”, pode ler-se no documento.
A gestão da sustentabilidade compreende, agora, uma série de projetos em todos os departamentos da empresa. O seu objetivo mais importante é oferecer uma gama de produtos totalmente neutra em relação ao clima até 2030, com foco principal em evitar as emissões de CO2. “Estamos a fazer tudo o que está ao nosso alcance para que tal aconteça e só compensaremos as emissões remanescentes com investimentos em projetos sustentáveis”, frisa Florian Gaertner.
A sede da empresa e a unidade de produção SIO para componentes de direção e suspensão já são certificadas como neutras em carbono. O próximo passo é tornar todos os outros locais neutros em carbono. A MEYLE também está a fazer um esforço para reduzir o CO2 dos seus fornecedores.
Ao utilizar materiais com redução de CO2, como “alumínio verde e aço”, a empresa planeia reduzir ainda mais o CO2 no futuro. Graças a uma mudança nas embalagens e materiais de transporte na logística, a empresa já reduziu o uso de plástico em cerca de quatro toneladas por ano, esperando-se novas reduções a curto prazo.
A sustentabilidade e a contínua transformação da mobilidade são muito importantes para a MEYLE, razão pela qual, em 2016, a empresa investiu na infraestrutura necessária para permitir aos colaboradores e convidados carregarem os seus veículos elétricos.
O desporto automóvel também gera informações importantes sobre o desempenho dos componentes, permitindo que a MEYLE as desenvolva ainda mais e as torne ainda mais duráveis. A MEYLE aposta, firmemente, nas novas tecnologias de condução e, na temporada passada, patrocinou o primeiro ADAC Opel e-Rally.
O atual relatório de progresso sobre direitos humanos e ambiente está disponível no website da MEYLE CR. A sustentabilidade também terá um papel importante na Automechanika deste ano, que se realizará de 13 a 17 de setembro, em Frankfurt. A MEYLE estará presente no Stand D41 do Pavilhão 4.0.
Mais sobre a MEYLE aqui.