“Graças à rede mundial de serviços que criámos na ZF Aftermarket, podemos oferecer uma ampla gama de soluções aos nossos clientes. Uma dessas soluções é a gama de serviços de embraiagens para veículos comerciais”, avança a empresa, em comunicado.
“A vasta gama de peças de substituição de embraiagens para os principais fabricantes de veículos comerciais e a rápida disponibilidade das mesmas, fazem com que sejamos conhecidos como o fornecedor número um. Bom exemplo desta gama é o TraXon, um dos sistemas mais utilizados nos veículos pesados modernos no mercado europeu”, acrescenta.
A ZF oferece soluções para moldar o futuro da indústria dos veículos comerciais, garantindo maior eficiência, segurança, conectividade e inteligência. Devido à sua organização de pós-venda e a uma rede global de serviços, o fornecedor de veículos comerciais pode oferecer uma vasta gama de soluções que vão desde a manutenção e reparação até à reconstrução sustentável e digitalização das operações da frota.
“Há muitos anos, que o Grupo ZF é conhecido como fornecedor número um dos sistemas de transmissão e tração. É, por isso, que a gama da ZF Aftermarket inclui todas as peças de substituição para a reparação de embraiagens e transmissões. E a gama vai muito além das marcas de veículos comerciais com transmissões ZF”, afirma.
“A transmissão automática TraXon para veículos comerciais com 12 ou 16 velocidades é o sistema mais utilizado nos camiões pesados modernos, no mercado europeu. Além das principais marcas do setor dos camiões, muitos fabricantes de autocarros também utilizam este sistema de transmissão. A ser produzido em série desde 2014, como sucessor do modelo AS-Tronic, os veículos com este tipo de transmissão aparecem cada vez mais em oficinas de camiões independentes”, garante a ZF.
E continua: “Embora a unidade automática reduza, consideravelmente, o desgaste da embraiagem em comparação com as transmissões manuais anteriores para camiões, a embraiagem de fricção do TraXon é uma peça de desgaste. A vida útil depende, em grande parte, do perfil de utilização. No tráfego de longa distância, é possível até um milhão de quilómetros, tendo em conta as relativamente poucas operações de arranque e de colocação mudanças. Pelo contrário, no tráfego pesado de obras pode ser necessária uma mudança após apenas 250 mil km”.
Uma diferença significativa em relação ao modelo anterior, AS-Tronic, está na unidade de embraiagem. A transmissão TraXon está sempre equipada com o ConAct, um cilindro concêntrico de desengate da embraiagem pneumático que substituiu o acionamento convencional da embraiagem por intermédio de uma alavanca de libertação da embraiagem.
“O sistema determina, automaticamente, a posição ideal de desbloqueio da embraiagem e a eletrónica do veículo regula suavemente a unidade. O que elimina o risco de sobrecarga da embraiagem pelo condutor”, diz a ZF.
Contudo, “a mudança de embraiagem no TraXon é um processo muito semelhante ao da transmissão de um veículo comercial convencional. No entanto, note-se que, durante qualquer trabalho na embraiagem, no ConAct e ao desmontar a transmissão, a pressão pneumática do sistema ConAct deve ser libertada através do parafuso de purga existente para este efeito, antes de desmontar a embraiagem”.
Para detetar danos ou desgaste numa fase inicial e, assim, minimizar visitas não programadas à oficina, existe uma função de manutenção preditiva opcional para o sistema de transmissão. Isto permite que os operadores da frota monitorizem, constantemente, o estado de componentes individuais críticos, tais como óleo de transmissão ou discos de embraiagem, e planeiem a manutenção com antecedência. Tal reduz os custos e, ao mesmo tempo, prolonga a vida útil da transmissão.
“Mas a ZF Aftermarket não oferece apenas peças de substituição para as suas próprias transmissões. É, também, o fornecedor mais importante de embraiagens para os fabricantes de camiões que produzem as suas próprias transmissões. Mesmo para modelos que foram equipados de origem com uma embraiagem de outro fornecedor, no programa da ZF pode encontrar componentes de substituição com qualidade original do equipamento”, sublinha.
“Na ZF Aftermarket, as inovações técnicas do equipamento original chegam ao mercado de pós-venda independente rapidamente. O mais tardar dois anos após o início da produção, estão disponíveis como peças de substituição para todas as operações independentes. Um exemplo são os novos discos de embraiagem com amortecedor de torção adaptados às últimas gerações de motores”, acrescenta.
Mais sobre a ZF aqui.






