A HELLA, que opera sob a marca umbrella FORVIA, concordou com a venda da sua participação de 33,33% na HBPO Beteiligungsgesellschaft mbH (“HBPO”) para o seu co-acionista, Plastic Omnium. O contrato de compra e cessão de ações relevante já foi assinado e o preço de compra acordado ascende a 290 milhões de euros.
Ao vender a sua participação na HBPO, a HELLA continua a fazer o seu curso comprovado de gestão consistente de portefólio. O CEO da HELLA, Michel Favre, mostra-se otimista com a conquista: “Juntamente com os nossos parceiros, posicionamos com sucesso a HBPO como um dos principais fornecedores de módulos front-end altamente integrados”.
E acrescenta: “Agora, decidimos sair da joint venture. Ao comprar as nossas ações, a Plastic Omnium terá a oportunidade de aumentar ainda mais o foco do desenvolvimento da HBPO, oferecendo aos interessados uma forte perspetiva”.
A HBPO, com sede em Lippstadt, na Alemanha, foi criada em 2004 como uma joint venture entre três fornecedores automóveis: HELLA, Behr (hoje MAHLE) e Plastic Omnium.
A MAHLE vendeu a sua participação de 33,33% para a Plastic Omnium em 2018. Juntos, os parceiros alcançaram o seu objetivo de estabelecer um dos principais fornecedores de módulos front-end integrados. Em 2021, a HBPO gerou 2,2 mil milhões de euros em receitas e dispõe de 2.800 colaboradores em mais de 30 locais na Europa, Ásia e América.
Mais sobre a HELLA aqui.