A Schaeffler assinou um acordo com uma afiliada do Triton Fund V para a aquisição do Grupo Ewellix. A compra do fabricante e fornecedor global de componentes e sistemas de tecnologia linear, que ainda depende de escrutínio e aprovação regulatória, fortalece a posição de mercado da Schaeffler, principalmente no negócio linear.
A Ewellix é líder de mercado em várias áreas de tecnologia, incluindo atuadores industriais eletromecânicos e colunas de elevação, bem como parafusos de rolos. Produtos esses utilizados em setores como robótica e tecnologia médica, além de máquinas móveis.
A gama de produtos do Grupo Ewellix é complementar ao portefólio de produtos existente na Divisão Industrial da Schaeffler. As equipas de vendas e pesquisa e desenvolvimento da Ewellix e os seus seis locais de produção e personalização (com uma força de trabalho combinada de cerca de 1.200 pessoas) constituem uma forte unidade de negócio e trabalharão em estreita colaboração com a Schaeffler Industrial.
“Ao adquirir a Ewellix, fortalecemos, ainda mais, o nosso negócio industrial e continuamos a seguir a nossa estratégia, apesar destes tempos voláteis”, afirma o CEO da Schaeffler AG, Klaus Rosenfeld.
“Esta aquisição representa mais um passo na diversificação dos nossos negócios como fornecedor automóvel e industrial global e colocar-nos-á numa posição mais forte para investir em mercados de crescimento atraentes. O acordo é outro marco importante que deixará o Grupo Schaeffler ainda mais preparado para o futuro”, sublinha.
A tecnologia linear promete ser um dos principais impulsionadores do crescimento do negócio global de tecnologia industrial nos próximos anos. O foco partilhado nessa área tem em vista o investimento em setores de mercado de alto crescimento, como automação industrial, robótica, tecnologia médica, indústria de alimentos e bebidas, bem como máquinas móveis.
“Ao adquirir o Grupo Ewellix, expandimos, significativamente, a pegada de tecnologia linear da nossa Divisão Industrial, particularmente em áreas de importância estratégica para o futuro”, garante Stefan Spindler, CEO industrial da Schaeffler.
“Estou familiarizado com a Ewellix e sei que é uma unidade de negócios muito bem administrada, com um forte foco no cliente e nas vendas, apoiado por um sólido desenvolvimento de produtos. Consequentemente, a empresa tem um rico pipeline de soluções inovadoras e projetos de clientes”, refere.
“Apoiaremos a equipa Ewellix na implementação dos seus ousados planos de crescimento. Aproveitaremos as sinergias em cada etapa do caminho e faremos parceria com eles para desenvolver ainda mais os sistemas de produção nas suas unidades de produção”, reforça.
O acordo com a Ewellix representa uma grande expansão do portefólio de tecnologias lineares do Grupo Schaeffler, permitindo que a empresa personalize os seus produtos nesta área ainda mais de acordo com as necessidades do cliente. A compra da Ewellix também significa que a Schaeffler agora pode concentrar-se mais fortemente do que anteriormente em três tendências centrais no negócio industrial.
A primeira delas, é a tendência de substituir ou complementar as soluções hidráulicas e pneumáticas por sistemas eletromecânicos. A segunda, é a procura pela eficiência ideal. E a terceira é a tendência de automação e robótica.
A Ewellix dispõe de uma gama modular de tecnologias de atuadores que permite construir soluções personalizadas e específicas para aplicações de forma rápida e económica. Ao combinar esta gama com a sua, a Schaeffler irá desbloquear soluções personalizadas adicionais baseadas em princípios de design inteligente.
Ao longo dos últimos anos, o Grupo Schaeffler construiu um balanço patrimonial robusto e uma posição de liquidez que o mantém em boa posição para realizar a aquisição com sucesso, apesar dos tempos voláteis atuais.
“O nosso balanço patrimonial robusto e a nossa posição de liquidez, que se devem, em grande parte, à nossa rígida disciplina de custos e capital ao longo dos anos, significa que somos capazes de procurar e aproveitar as oportunidades estratégicas de crescimento mesmo em tempos voláteis”, refere o diretor financeiro da Schaeffler, Claus Bauer.
O preço de compra para a aquisição, que se dará na forma de um acordo de ações, é de, aproximadamente, 582 milhões de euros. Valor que não inclui a dívida líquida da Ewellix de cerca de 120 milhões de euros, que serão assumidos pela Schaeffler, nem inclui custos de transação.
O preço de compra será pago a partir de fontes de financiamento internas e externas existentes. Espera-se que o acordo leve a uma melhoria nos lucros por ação da Schaeffler AG em percentagens de um dígito até 2024.
Mais sobre a Schaeffler aqui.