“Juntamente com os nossos parceiros espanhóis no projeto Life Hidaqua, no âmbito do programa Life ambiental da UE, visitámos a construção de um protótipo de estação de tratamento de água em Barcelona para preparação de água potável e reciclagem de resíduos, poços e águas pluviais. Começaremos a usá-lo no nosso Parque Tecnológico em Koper, no próximo mês de setembro”, garante fonte da Hidria, em comunicado.
“O novo sistema é particularmente importante para a nossa unidade de negócios Hidria Alutec, em Koper, que consome grandes quantidades de água nos seus processos de produção de fundição. Até agora, a maior parte da nossa água era obtida do sistema hidráulico de Rižana”, revela.
“Os últimos anos, especialmente a seca deste ano na Ístria eslovena, mostram que o abastecimento regular de água na zona costeira está em risco. As restrições ao consumo significariam, sem dúvida, a desconexão dos consumidores industriais de água na zona costeira, que inclui, também, a Hidria. E, isso, ameaçaria as operações da nossa unidade de Koper”, explica a empresa.
O projeto Life Hidaqua e o novo protótipo de sistema de tratamento de água ajudarão a estabelecer um circuito fechado de água no local de Koper. “E permitirá a reciclagem de efluentes industriais e a sua reutilização no processo industrial”, acrescenta a Hidria.
“A estação de tratamento incluirá uma atualização inovadora – um sistema para usar um aquífero de salmoura sob a nossa localização perto do rio Badaševica e um sistema adicional de águas pluviais. Será entregue na nossa unidade de Koper, em setembro”, afirma.
E conclui: “Paralelamente, os nossos parceiros de Espanha, as empresas Hidroquimia e Protecmed, bem como o Instituto EUROCAT de Barcelona, vão visitar-nos e ajudar-nos a instalar o sistema. Tal fornecerá várias fontes alternativas de água em Koper e permitir-nos-á, nestes tempos em que as áreas costeiras enfrentam condições cada vez mais secas, operar sem problemas e proteger os negócios da empresa e importantes empregos industriais na região costeira”.
Mais sobre a Hidria aqui.