O calor do verão não faz apenas os condutores suarem, mas, também, aumenta o risco de acidentes, alertam os especialistas da DEKRA. “O stress com o calor pode fazer com que quem vai ao volante perca a concentração, reagindo mais lentamente e cometendo mais erros durante a condução. Mas nem tudo que poderia arrefecer o condutor é recomendado para utilização volante”, avisa a mesma fonte.
Segundo os especialistas da DEKRA, com as elevadas temperaturas, “a concentração pode ser prejudicada e os tempos de reação podem ser mais longos”. Nesse sentido, “o ar condicionado só ajuda se funcionar corretamente”. Mas atenção: “Nem tudo o que pode refrescar os condutores é sensato ou aconselhável”, sublinha.
“O ar condicionado é a forma mais eficaz de evitar altas temperaturas dentro dos veículos e, hoje, a grande maioria dos automóveis está equipada com esse sistema. No entanto, este só pode realizar esse trabalho crucial de verão se estiver a funcionar corretamente. É sensato ter uma garagem para realizar uma verificação do ar condicionado antes de viagens mais longas”, avança.
Outra dica dos especialistas da DEKRA passa por “evitar o aquecimento dos veículos o máximo possível – elimine a acumulação de calor”. E explicam: “Quando está quente lá fora, recomenda-se que, sempre que possível, os veículos sejam estacionados em parques subterrâneos e frescos. Se isso não for uma opção, estacionar num local com sombra ou usar guarda-sóis e coberturas pode ter um efeito positivo”, revela.
“O excesso de calor é melhor eliminado abrindo as portas e a tampa da bagageira durante alguns minutos antes de arrancar. Para um arrefecimento rápido após o arranque, os condutores devem manter as janelas fechadas e, em seguida, ligar o ar condicionado para fazer circular o ar, junto com uma configuração de ventilador alta e baixa temperatura, antes de reajustá-los posteriormente. No entanto, recomenda-se cautela – o condutor não deve posicionar o ar frio a soprar diretamente para si, caso contrário, corre o risco de desenvolver uma desagradável constipação de verão”, recorda.
“Em nenhuma circunstância crianças ou animais devem ser deixados em automóveis”, lembra a DEKRA. “Deixar crianças ou animais num veículo, durante o calor do verão, é absolutamente proibido, mesmo que seja apenas para uma rápida paragem numa loja”, alerta.
“A luz solar forte pode transformar um veículo num forno num curto espaço de tempo e, isso, pode ser fatal. Atenção: o invólucro de plástico das cadeiras para crianças pode ficar muito quente quando exposto à luz solar direta e causar queimaduras nas crianças ao serem colocadas na cadeira”, acrescenta a mesma fonte.
Mais sobre a DEKRA aqui.