powered by

ZF Aftermarket duplica linha de amortecedores eletrónicos SACHS

Empresa apoia oficinas na reparação de sistemas de suspensão eletrónica, aumentando a gama de peças da marca SACHS e oferecendo cursos de formação.

Além de veículos premium e desportivos, muitos veículos de médio porte e SUV também estão equipados com amortecedores ajustáveis ​​eletronicamente, caso do SACHS CDC (sigla de Continuous Damper Control, ou Controlo Contínuo de Amortecimento em português).

“Para ajudar as oficinas a permanecerem competitivas neste mercado em expansão, a ZF Aftermarket alargou bastante o seu programa de peças de reposição para amortecedores eletrónicos. Com a adição de 33 novas referências até final de julho, a empresa mais do que duplicará o número de peças de reposição originais da SACHS disponíveis para o mercado independente (IAM). E o portefólio continuará a crescer nos próximos meses”, avança a empresa, em comunicado.

O sistema de amortecimento eletrónico (CDC) está a ser produzido em larga escala desde meados dos anos 2000 e é oferecido de série em muitos modelos, até da classe dos compactos. Até ao momento, a ZF produziu mais de 34 milhões de amortecedores CDC. Deste modo, “os concessionários de veículos podem ter certeza de que os amortecedores eletrónicos serão instalados nos veículos de uma parcela crescente das suas frotas de clientes”, sublinha a mesma fonte.

A ZF Aftermarket respondeu a essa tendência adicionando 33 novas referências de peças até final de julho para duplicar a sua oferta de amortecedores CDC no mercado de reposição. A nova extensão da gama abrange uma variedade de marcas e modelos, incluindo os Audi A6, BMW Séries 5, 6 e 7 e Porsche Macan.

“Mas antes que qualquer reparação possa ser realizada, a oficina deve, primeiro, perceber se os amortecedores eletrónicos estão instalados no veículo – e precisam saber como fazê-lo. Em alguns casos, o próprio proprietário do veículo pode nem saber sobre esse recurso do equipamento. Por exemplo, se comprou o carro em segunda mão”, diz a ZF.

“Se o veículo estiver equipado com CDC de válvula externa, é fácil. Aqui, a válvula proporcional, responsável pelo ajuste das forças de amortecimento, está localizada externamente na secção inferior do tubo amortecedor. Se, no entanto, estiver equipado com amortecedores com válvulas internas, estes só podem ser identificados pelo cabo que sai da haste do pistão”, alerta.

“E este fica alojado numa zona do veículo que, na maioria dos casos, é desconhecida do técnico, pois não vai visitar esta zona ao mudar a roda, por exemplo. Portanto, precisam de procurar outras coisas que indiquem a presença de um sistema de amortecedor eletrónico. Podem ser encontrados na forma de interruptores ou botões com um símbolo de amortecedor no cockpit ou na área de exibição e, também, haverá luzes de aviso no painel para mostrar defeitos”, explica a empresa.

Check-up Media SACHS CDC range update 2

E salienta: “Como o desgaste do amortecedor é gradual, muitas vezes os condutores não percebem a mudança no comportamento de direção do veículo ou, com o tempo, acostumam-se, apenas. Os componentes eletrónicos tornam mais difícil para o pessoal da oficina detetar sinais de desgaste nessas peças, porque até certo ponto as válvulas variáveis ​​podem compensar os efeitos. Além disso, amortecedores eletrónicos não podem ser testados com precisão usando métodos convencionais de teste de amortecedores”.

Mas o desgaste está lá, no entanto. Por exemplo, se a fita de vedação em redor do pistão do amortecedor estiver desgastada, formar-se-á um desvio de óleo neste ponto que o sistema de controlo não pode compensar. A durabilidade dos amortecedores variáveis ​​não é, por si só, maior do que a dos projetos convencionais puramente hidráulicos.

“No final da vida útil, portanto, ocorrem os mesmos efeitos negativos na segurança de condução: maiores os movimentos da carroçaria e a perda de contacto entre o pneu e a estrada podem levar a distâncias de travagem mais longas e, consequentemente, a um comportamento de condução inseguro”, acrescenta a ZF.

Como um verdadeiro “balcão único, a ZF Aftermarket apoia a sua oferta de pós-venda de qualidade OE com formação especializada. Esses cursos práticos, de dois dias, educam os profissionais das oficinas sobre a resolução de problemas e a reparação de sistemas de suspensão eletrónica. Esses cursos estão disponíveis para aderentes do conceito oficinal ZF [pro]Tech. A empresa também fornece as oficinas automóveis com uma extensa gama de amortecedores CDC sob a sua marca SACHS.

Mais sobre a ZF aqui.

Febi BilsteinSWAG_300x150BlueprintMF Pinto Import. export peças, S.A.MewaEuromais peças e pneusDaycoR-M 300x150Glasurit_300x150RomafeKrautliwolf animado

artigos relacionados

Últimas

Equipamentos

Pneus