A OLIPES lembra que utilizar o fluido hidráulico correto é fundamental para proteger adequadamente as máquinas agrícolas. Nesse sentido, a empresa especializada no fabrico de óleos e massas lubrificantes, líquidos de refrigeração, anticongelantes, fluidos de travões e outros fluidos para os setores automóvel, industrial, de transporte e máquinas agrícolas e pesadas, alerta para a importância de ser selecionado o fluido hidráulico adequado para maior produtividade, trabalho mais eficiente e condução mais segura.
Existem muitos implementos para o trator que têm a base do seu funcionamento na potência hidráulica. Regra geral, são acoplados à tomada de força traseira (tri-point) e permitem maior controlo sobre eles e melhor aproveitamento da potência face aos sistemas mecânicos. Além disso, também facilitam o transporte quando não estão a ser utilizados.
A seleção do fluido hidráulico correto com base numa viscosidade adequada para as temperaturas de trabalho do equipamento e o seu grau de limpeza reduzirão o consumo de energia e aumentarão a fiabilidade e produtividade da máquina.
“Toda essa atividade agrícola tem um ponto comum no trator: o sistema hidráulico. Quando nos deparamos com a escolha do fluido hidráulico para o seu arranque, verificamos que as informações fornecidas pelo fabricante do equipamento são, geralmente, escassas ou limitam-se a nomear uma lista de marcas comerciais de produtos sem entrar em detalhe sobre as suas características, especificações ou propriedades”, afirma Fernando Díaz, CEO adjunto da OLIPES.
O fluido hidráulico para tratores agrícolas, mais conhecido como UTTO, fruto da sua sigla em inglês “Universal Transmission Oil for Tractors”, contém mais zinco e fósforo do que um hidráulico convencional, pois tem de proteger as engrenagens da transmissão, os cubos das rodas e até mesmo o diferencial traseiro.
Isto além de detergentes/dispersantes que evitam o entupimento das servo-válvulas, bem como um modificador de atrito para evitar o ruído dos discos de travão submersos, associado a deslizamentos indesejados que aumentam o desgaste e reduzem sua vida útil, acontecendo tal quando se pretende travar ou engatar uma embraiagem húmida com um fluido não adequado.
Por outro lado, também são necessários melhoradores de índice de viscosidade de alta estabilidade, aditivos essenciais em equipamentos que operam numa faixa de temperatura muito ampla, bem como melhoradores de ponto de fluidez, em máquinas expostas a baixas temperaturas, pois contêm aditivos especiais para reduzir as variações de viscosidade do fluido com mudanças de temperatura e melhorar a fluidez a frio. A seguir, ficam as recomendações da OLIPES.
Óleo lubrificante multifuncional tipo UTTO, especialmente desenvolvido para sistemas hidráulicos, transmissões e redutores finais submetidos a elevadas cargas térmicas.
Supera as exigências dos principais fabricantes de máquinas, como Case, New Holland, Fendt, Ford, John Deere e Kubota. Contém aditivos específicos para resolver os problemas de ruído dos travões molhados em tratores.
Gamas profissionais de fluidos hidráulicos, disponíveis em diferentes graus ISO, adaptados às diferentes especificações dos principais fabricantes de máquinas agrícolas e equipamentos hidráulicos.
Mais sobre a OLIPES aqui.








