powered by

Stellantis passa a acionista da empresa de lítio descarbonizado Vulcan Energy

Grupo torna-se no segundo maior acionista da Vulcan Energy. Acordo por 10 anos aumentará a produção de hidróxido de lítio de baixo teor de carbono.

A Stellatis e a Vulcan Energy Resources acabam anunciaram um investimento de capital da Stellantis na Vulcan no valor de 50 milhões de euros (76 milhões de dólares australianos), bem como uma extensão do acordo de offtake original vinculativo para 10 anos.

O investimento de capital visa um aumento da produção em perfuração da Vulcan nas suas instalações de produção Upper Rhine Valley Brine Field (URVBF), no vale do Alto Reno (Alemanha). A Vulcan está já a produzir energia geotérmica a partir do URVBF e planeia produzir hidróxido de lítio com zero combustíveis fósseis e uma pegada de carbono líquida zero, como parte do seu Zero Carbon Lithium Project.

“Fazer este investimento altamente estratégico numa empresa líder no mercado do lítio vai ajudar-nos a criar uma cadeia de valor resiliente e sustentável para a nossa produção europeia de baterias para veículos elétricos”, afirma Carlos Tavares, CEO da Stellantis.

“Continuamos em busca da formação de relações fortes com parceiros que partilham os nossos valores, ao mesmo tempo que lutamos, coletivamente, contra o aquecimento global e fornecemos uma mobilidade limpa, segura e acessível aos nossos clientes”, acrescenta o responsável.

“O investimento significativo da Stellantis na Vulcan e no Zero Carbon Lithium Project representa uma forte declaração de um dos maiores fabricantes de automóveis do mundo, no que diz respeito ao fornecimento sustentável e estratégico de materiais destinados à produção de baterias”, adianta, por sua vez, o diretor-geral da Vulcan, Francis Wedin.

“Estamos em total alinhamento com os objetivos de descarbonização e de eletrificação da Stellantis, uns dos mais ambiciosos da indústria. É encorajador ver um fabricante de automóveis líder a investir na produção local de lítio de baixo teor de carbono para veículos elétricos. Tal como o nosso maior offtaker, estamos ansiosos por aprofundar a nossa relação com a Stellantis como acionista substancial na Vulcan e no nosso negócio Zero Carbon Lithium”.

Como parte do plano estratégico Dare Forward 2030, a Stellantis anunciou ainda planos de alcançar um mix de 100% na venda de automóveis de passageiros a baterias elétricas (BEV) na Europa e um mix de 50% na venda de automóveis de passageiros e de veículos comerciais pequenos e médios BEV nos EUA até 2030. A Stellantis pretende tornar-se neutra em carbono até 2038, garantindo uma redução em 50% até 2030.

Mais sobre a Stellantis aqui.

StratioDayco

artigos relacionados

Últimas

Em estrada

Em estrada