A 22 de junho, assinalou-se o “Dia de Ação Climática” em todas as unidades da Schaeffler espalhadas pelo mundo, de Herzogenaurach, na Alemanha, a Taicang, na China. E de Port Elizabeth, na África do Sul, a Fort Mill, nos EUA.
“Cada um dos cerca de 83 mil colaboradores do Grupo Schaeffler parou de trabalhar durante 90 minutos para se concentrar nas questões climáticas. Participando em cerca de quatro mil workshops, apresentaram um amplo leque de ideias para reduzir as emissões de CO2”, conta a empresa.
De que forma? “Através de materiais, produção e produtos verdes e em ações nas suas respetivas áreas da empresa. As ações foram realizadas virtualmente ou em pequenos grupos, dependendo das circunstâncias, em todos os locais de trabalho, fosse escritório ou oficina”, acrescenta.
“A Schaeffler está comprometida com a meta de 1,5° estabelecida pelo acordo climático de Paris e tem as suas próprias metas climáticas ambiciosas para todo o grupo”, garante, em comunicado. “O Dia de Ação Climática global foi um marco importante e um forte sinal do nosso caminho conjunto para a neutralidade climática”, frisa.
“Destaca a imensa energia e impulso que temos na Schaeffler para construir um futuro mais sustentável”, adianta o CEO da Schaeffler, Klaus Rosenfeld. “Porque só podemos alcançar as nossas ambiciosas metas climáticas se todos estivermos comprometidos em ajudar e trabalhar juntos”, assegura.
O Dia Mundial de Ação Climática envolveu toda a força de trabalho do grupo: 83 mil pessoas. E concentrou a atenção nas questões climáticas e no que a proteção climática significa para a Schaeffler, criando um sentimento partilhado da importância de alcançar as metas climáticas.
“Foi uma experiência interativa e inspiradora, destinada a tornar o caminho da Schaeffler para a neutralidade climática mais tangível, para que possamos despertar paixão, curiosidade e interação em torno da proteção climática e sustentabilidade na Schaeffler”, acrescenta.
Os colaboradores da Schaeffler, em todo o mundo, avançaram com mais de 20 mil ideias de proteção climática que abrangem toda a cadeia de valor da empresa: desde o uso de materiais sustentáveis, passando por uma maior utilização de fontes alternativas de energia, até ao aluguer de bicicletas elétricas. A empresa está, agora, a desenvolver e a analisar todas as ideias apresentadas.
Ainda antes do início dos workshops, os colaboradores da Schaeffler foram convidados a iniciar o “Dia de Ação Climática” com força e apoiar, ativamente, as metas climáticas da empresa, participando na iniciativa “Climate Ride”.
Para isso, os colaboradores foram incentivados a viajar para o trabalho de maneira ecologicamente correta: a pé ou de bicicleta, utilizando um transporte público, de boleia ou ao volante de um veículo elétrico.
Trabalhar em casa foi outras das opções. Para cada um desses modos limpos de trabalhar, os colaboradores juntaram “pontos de ação” que a Schaeffler converterá, agora, em doações monetárias para projetos de sustentabilidade em todo o mundo.
Mais sobre a Schaeffler aqui.