powered by

MAN aposta em autocarros elétricos para mercado global

No futuro, a MAN Truck & Bus tem como objetivo disponibilizar um chassis de autocarro elétrico ao mercado, baseado na tecnologia do modelo Lion's City E.

A mobilidade elétrica está a ligar à corrente cada vez mais pessoas e empresas em todo o mundo. A nível internacional, está, rapidamente, a ganhar força. Os especialistas esperam que a procura por autocarros elétricos continue a aumentar nos próximos anos. Até 2040, as vendas de autocarros com emissões zero deverão aumentar para mais de 80% no mercado mundial.

“Para satisfazer esta procura e dar um contributo importante em termos de mobilidade sustentável, estamos, agora, a oferecer a solução de autocarros elétricos MAN para mercados internacionais fora da Europa com o nosso chassis eBus”, adianta Rudi Kuchta, chefe da Unidade de Negócios de autocarros da MAN Truck & Bus, acrescentando, de seguida, que “com o chassis, estamos a dar aos fabricantes de carroçarias de todo o mundo a base perfeita para os seus modelos totalmente elétricos”.

Para o desenvolvimento e lançamento no mercado do chassis eBus, a MAN conta com o conhecimento e experiência já acumulados do modelo Lion’s City E. “Além disso, contamos com as nossas parcerias de longa data e estamos a trabalhar intensamente com a nossa rede internacional de construtores de carroçarias para que possamos, também, servir os mercados da Ásia, África, América do Sul, Austrália e Nova Zelândia da melhor forma possível”, frisa Rudi Kuchta.

Os primeiros protótipos do chassis MAN eBus serão entregues já em 2023. A produção em série arrancará em 2024. O chassis eBus será produzido na fábrica polaca da MAN em Starachowice, onde, também, é fabricado o Lion’s City E.

“Nos últimos anos, os nossos colaboradores de desenvolvimento e produção adquiriram uma experiência valiosa em torno do nosso eBus e da sua produção em série. Estamos, naturalmente, a incorporar isto na produção do nosso novo chassis eBus, do qual os clientes irão beneficiar significativamente”, sublinha.

Chassis eBus

Como primeiro passo, a MAN oferecerá o chassis do eBus como uma versão de dois eixos para utilização em autocarro de piso baixo, de baixa entrada e interurbano (piso alto). “Para garantir que o chassis do eBus possa ser utilizado em todo o lado, estará disponível com volante à esquerda e, também, à direita”, refere Barbaros Oktay, chefe de Engenharia de Autocarros da MAN Truck & Bus.

Check-up Media MAN eBus 2

“Isto é particularmente interessante para países onde prevalece o tráfego com volante à esquerda e os autocarros MAN já dominam o panorama rodoviário. Estes incluem Singapura, África do Sul, Austrália e Nova Zelândia, entre outros”, acrescenta.

Quanto aos componentes para o chassis eBus, a MAN conta com a tecnologia do Lion’s City E, sobretudo o motor central elétrico no eixo traseiro e a tecnologia de bateria fiável do Grupo Volkswagen.

“Graças a esta tecnologia, que já deu provas no terreno, e aos nossos muitos anos de experiência em tecnologia de chassis, podemos oferecer aos clientes uma solução inovadora e eficiente de mobilidade elétrica para transportes urbanos e interurbanos”, Barbaros diz Oktay.

A MAN dará ainda um passo mais longe com a tecnologia de baterias, a fim de satisfazer as exigências diferentes das empresas de autocarros internacionais em termos de autonomia diária, quilometragem total, e custos.

Check-up Media MAN eBus 3

Além da tecnologia NMC (bateria de lítio-níquel-manganês-cobalto) familiar do Lion’s City E, haverá tecnologia LFP (bateria de lítio-ferroxifosfato). “O nosso objetivo é tornar o mais fácil possível para todos os clientes começarem com a mobilidade elétrica. E podemos fazê-lo com um produto que seja seguro, fiável, de longo alcance e extremamente flexível”, resume.

Estratégia NewMAN

A introdução do chassis do eBus é outro passo importante para a MAN Truck & Bus no que diz respeito à estratégia NewMAN, ou seja, em direção ao futuro. O objetivo é desempenhar um papel fundamental na modelação da mobilidade de amanhã.

“Ao fazê-lo, estamos, claramente, a concentrar-nos na condução livre de CO2, um elemento central da nossa estratégia”, garante Rudi Kuchta. E sublinha: “O nosso caminho leva de baixas emissões a nenhuma emissão. Para consegui-lo, dependemos inteiramente da mobilidade elétrica no segmento dos autocarros urbanos com o Lion’s City E.”, revela.

O autocarro urbano totalmente elétrico está, agora, a ser utilizado em muitas grandes cidades europeias. Seja em Barcelona, Hamburgo, Copenhaga, Malmö ou Zurique, o Lion’s City E demonstra, dia após dia, como domina o tráfego urbano e como pode ser facilmente integrado nas operações existentes.

No total, a MAN Truck & Bus assinou contratos com clientes para a entrega de mais de 1.000 autocarros elétricos desde que o Lion’s City E foi colocado à venda. O novo chassis eBus está, agora, pronto para dar um contributo significativo para o avanço da mobilidade sustentável também fora da Europa.

“Na MAN, estamos comprometidos com os objetivos climáticos de Paris. Para nós, a responsabilidade social pela mobilidade ecológica não termina definitivamente nas fronteiras da Europa”, conclui Rudi Kuchta.

Mais sobre a MAN Truck & Bus aqui.

Vicauto
Febi TruckAser aftermarket AutomotiveMewaStratioMercedez EQE BannerMF Pinto Import. export peças, S.A.

artigos relacionados

Últimas

Em estrada

Atualidade