powered by

LiDAR da Valeo escolhido pela Stellantis pelo seu nível 3 de condução autónoma

A Stellantis escolheu o LiDAR de terceira geração da Valeo para equipar vários modelos das suas diferentes marcas de automóveis a partir de 2024.

Mais um passo rumo à condução autónoma. A Stellantis escolheu o LiDAR de terceira geração da Valeo para equipar vários modelos das suas diferentes marcas de automóveis a partir de 2024.

“O Valeo SCALA 3 LiDAR permitirá que os veículos sejam certificados para automação de nível 3, permitindo que os condutores tirem as mãos do volante com segurança e olhos fora da estrada”, adianta a empresa, em comunicado.

Como Yves Bonnefont, diretor de software e membro da equipa executiva da Stellantis, explica, “o que diferencia os veículos dos outros, hoje, é a experiência de condução que oferecem”.

E sublinha: “Graças à nossa solução de condução autónoma de nível 3, aproveitando o LiDAR de última geração da Valeo, ofereceremos uma experiência de condução mais agradável e devolveremos o tempo ao condutor durante as suas viagens”.

Marc Vrecko, presidente do grupo na área de Negócios de Sistemas de Assistência à Condução e Conforto da Valeo, concorda: “Um novo capítulo nos sistemas de assistência à condução está a ser escrito com os nossos parceiros da Stellantis. A automação de veículos de nível 3 só pode ser alcançada com a tecnologia LiDAR”, garante.

“Sem ele, alguns objetos não podem ser detetados. No entanto, nesse nível de automação, as capacidades de perceção do sistema devem ser extremamente precisas. O nosso Valeo SCALA LiDAR de terceira geração oferece uma resolução quase 50 vezes maior do que a do dispositivo de segunda geração. A tecnologia vem com recursos exclusivos de recolha de dados, permitindo que a Stellantis prepare o caminho para novas experiências de veículos”, acrescenta.

Check-up Media Valeo SCALA 3 LiDAR

O LiDAR de terceira geração da Valeo vê tudo, mesmo quando um objeto está muito à frente, invisível ao olho humano. “Pode identificar objetos a mais de 150 metros à frente, que nem o olho humano, câmaras ou radares conseguem, como um objeto pequeno com refletividade muito baixa, como, por exemplo, um pneu caído na estrada”, refere o comunicado.

 E vai mais longe: “Recria uma imagem 3D da zona envolvente do veículo utilizado uma ‘nuvem’ de pontos, com uma resolução ainda inigualável para um sistema automóvel. E pode mapear a topologia do solo e detetar marcações de estradas”.

O Valeo LiDAR também dispõe de software incorporado de elevado desempenho baseado em algoritmos de inteligência artificial, que permite orientar a trajetória do veículo, antecipando zonas livres de obstáculos na estrada à frente. Pode, inclusivamente, autodiagnosticar-se e acionar o seu sistema de limpeza quando o campo de visão estiver obstruído.

“Como todos os Valeo LiDAR, a tecnologia é de nível automóvel, o que significa que os dados gerados permanecem totalmente fiáveis ​​e precisos em todas as condições de utilização e clima (de -40°C a +85°C). Destaca-se como o componente-chave num sistema de sensores que permite que os veículos obtenham aprovação para automação de condução condicional SAE (nível 3), atendendo aos requisitos legais da UN-R157”, diz.

Mais sobre a Valeo aqui.

StratioDayco

artigos relacionados

Últimas

Em estrada

Em estrada