powered by

Dolz identifica os cinco principais erros cometidos ao instalar a bomba de água

Empresa espanhola identifica os cinco principais erros cometidos na instalação deste componente-chave para a refrigeração do motor do automóvel.

A bomba de água, elemento-chave na refrigeração do motor, é daqueles componentes que, se avariar, pode fazer com que o veículo deixe de funcionar. “A sua função é transferir o excesso de calor para o exterior de modo a evitar o sobreaquecimento do motor, além de garantir uma ótima vedação, evitando fugas de anticongelante ou de líquido de refrigeração que podem causar esse mesmo aquecimento excessivo”, explica a Dolz.

Existem várias razões pelas quais uma bomba de água pode falhar, como uso inadequado de selantes, danos por corrosão, contaminação, mas, também, existe a possibilidade de a bomba de água falhar devido a erros comuns de instalação.

Neste artigo, a Dolz explica os cinco principais erros na instalação de uma bomba de água. E a forma como deve ser instalado, de forma eficaz, esse elemento-chave do sistema de refrigeração.

Preparação do sistema

Um dos problemas principais (e muitas vezes esquecido) está na preparação do sistema através do qual a bomba de água fará circular o líquido de refrigeração. “Antes de instalar uma bomba de água, será especialmente importante lavar, drenar e reabastecer o sistema de refrigeração com a mistura de fluido refrigerante especificada pelo OE (equipamento original)”, afirma.

“Caso contrário, o correto funcionamento da nova bomba de água ficaria comprometido”, diz a Dolz. E aconselha: “Ao preparar o sistema de refrigeração, se notar que o líquido de refrigeração antigo está muito sujo, é aconselhável verificar o termóstato e substituí-lo, se necessário”.

Mistura inadequada com água

“Outro erro comum está na contaminação causada pela mistura incorreta de líquido de refrigeração e água ou o seu uso inadequado”, explica. “O fluido refrigerante contaminado ou misturado incorretamente pode causar problemas de corrosão, a temida cavitação e causar fugas entre as duas faces de contacto da vedação dinâmica da bomba de água”, alerta.

Por isso, “na hora de escolher o líquido de refrigeração certo, é fundamental verificar o prazo de validade e seguir as recomendações do fabricante do veículo, pois cada motor é feito de materiais diferentes e apresenta necessidades específicas”, acrescenta a empresa.

Uso incorreto de pasta selante

“A utilização de pasta vedante na bomba de água só é necessária naquelas que são fornecidas sem junta”, esclarece. “Caso contrário, se adicionarmos selante quando não for necessário, faremos com que qualquer partícula que circule pelo circuito de refrigeração proveniente da junta da bomba possa afetar a funcionalidade da vedação dinâmica, impedindo o correto funcionamento da vedação e causando uma falha prematura do mesmo”, explica.

Mais: “O uso incorreto da pasta de vedação afetará, diretamente, a expectativa de vida útil da bomba de água. Portanto, a menos que especificado ou referenciado sem uma junta, evite o uso de selantes”, diz.

Rotação a seco da bomba de água

Outro erro a evitar durante a instalação é a rotação a seco da bomba de água. “Ao reabastecer o circuito de refrigeração após a substituição da bomba de água, muitos fabricantes recomendam que a bomba seja girada manualmente até que esteja cheia”, frisa.

“Este ajuste fino da bomba pode reduzir a possibilidade de perda do selo ‘mecânico’, pois o líquido de refrigeração atinge o componente do selo mecânico criando uma película que evitará o seu derramamento”, explica a Dolz. “Caso contrário, se a bomba secar, causará danos na vedação, o que poderá levar a fugas prematuras ou ruídos na bomba de água”, acrescenta.

Bomba de água e correia de distribuição

Um dos erros mais comuns é negligenciar a distribuição quando se instala a nova bomba de água. “Esta é acionada pelo sistema de transmissão por correia, o que significa que, combinar a substituição de ambos os sistemas, melhora a qualidade e a segurança do processo, razão pela qual é uma prática altamente recomendada”, diz.

“Antes, a substituição destes dois componentes era realizada separadamente, mas, hoje, é cada vez mais comum realizar-se esta operação ao mesmo tempo. Tal permite melhor desempenho do veículo e maior vida útil média da bomba de água. Se a correia de distribuição e outros itens relacionados forem instalados incorretamente, afetará, diretamente, o desempenho da bomba de água”, esclarece a Dolz.

Mais sobre a Industrias Dolz aqui.

Febi BilsteinSWAG_300x150BlueprintMF Pinto Import. export peças, S.A.QF-LDA RacingEuromais peças e pneusDaycoR-M 300x150Glasurit_300x150RomafeKrautliwolf animado

artigos relacionados

Últimas

Atualidade