Enjoy, o serviço de car sharing da Eni, passa a ser elétrico, com a introdução dos citadinos XEV YOYO na sua frota. A revolução da mobilidade partilhada da Enjoy começou na cidade de Turim. Deste modo, os clientes Enjoy em Turim podem alugar um dos 100 novos XEV YOYO, através da aplicação.
Os modelos são imediatamente reconhecíveis graças à sua inconfundível cor verde limão. As novas unidades juntam-se à frota existente de 300 carros e veículos de carga já disponíveis na cidade.
Graças ao acordo entre a Eni e a XEV, empresa de automóveis fundada em Turim no ano de 2018, as vantagens da mobilidade elétrica urbana são combinadas com a comodidade da partilha de carros free float, que permite que o aluguer comece e termine em qualquer lugar dentro da área de cobertura da Enjoy, sem um ponto de embarque ou desembarque predefinido. Além disso, o Enjoy cuida da recarga: os carros citadinos XEV YOYO permitem que os clientes se movimentem livremente, dado que são disponibilizados com carga de bateria superior a 30%.
“Reduzir as emissões poluentes, diminuir o uso de veículos particulares privilegiando o transporte público e o uso de veículos partilhados são objetivos que perseguimos para alcançar a nossa visão de um modelo de mobilidade inteligente, responsável e interconectado”, afirma Chiara Foglietta, Conselheira de Mobilidade e Transportes da Cidade de Turim.
“A expansão da frota da Enjoy com a introdução de 100 novos carros elétricos é um passo nessa direção. Aumenta e melhora a oferta de alternativas ao automóvel privado à disposição dos cidadãos e promove a intermodalidade do transporte público”, sublinha.
“Nesta região preparada para a inovação, a Enjoy elegeu Turim como a primeira cidade da Itália a expandir a sua frota de carros, enriquecendo-a com veículos elétricos e contribuindo para ações que possam melhorar a qualidade do ar”, desta Fabrizio Ricca, Conselheiro para Políticas de Juventude, Desporto e Internacionalização do Governo Regional do Piemonte.
“A região do Piemonte está a trabalhar fortemente na mobilidade sustentável. Por exemplo, investimos cerca de 200 milhões de euros para renovar a frota de transporte público local, convertendo autocarros Diesel em elétricos de modo a incentivar a compra de assinaturas e melhorar tanto frotas corporativas e veículos particulares”, explica.
“Também olhamos diretamente para a formação de ‘gestores de mobilidade’, tanto na função pública como no mundo dos negócios. Agradecemos à Eni por esta oportunidade que servirá a população de Turim, bem como os muitos turistas que visitam a nossa cidade”, diz.
“A Eni agradece à cidade de Turim o entusiasmo com que acolheu a estreia italiana do serviço de partilha de carros elétricos da Enjoy, que será estendido nos próximos meses às outras cidades onde a Enjoy já opera, a partir de Bolonha e Florença”, adianta Giuseppe Ricci, Chief Operating Officer for Energy Evolution da Eni.
“O desenvolvimento desta nova oferta é uma revolução para a mobilidade urbana: os clientes usarão os carros apenas durante o tempo e ao longo do percurso que desejarem, com zero emissões em movimento”, acrescenta.
E conclui: “Este sistema é extremamente ágil e enriquece tanto a nossa oferta de produtos sustentáveis como os serviços disponíveis nas nossas estações de serviço, onde são trocadas as baterias dos novos carros Enjoy, serviço que, em breve, estará disponível, também, para clientes particulares. Projetos como este encurtam o nosso caminho para a descarbonização total de produtos e processos da Eni até 2050”.