A Yokohama Rubber desenvolveu uma tecnologia que deteta o estado de desgaste dos pneus dos automóveis mediante a análise de formas de onda de deteção transmitidas por uma tecnologia patenteada de processamento de sinais a partir de um sensor conectado à superfície interna do pneu e que está a ser desenvolvido em conjunto com a Alps Alpine Co., Ltd.
“Esta tecnologia inovadora utiliza estes sensores para captar formas de onda de deteção que o pneu vai registando e, de seguida, aplica um método de análise patenteado para distinguir entre pneus novos e desgastados”, explica a Yokohama.
“A tecnologia permite a notificação em tempo oportuno do proprietário do carro ou do administrador da frota de veículos sobre a necessidade de rodar ou substituir os pneus desgastados. Desta forma, procura-se uma manutenção mais otimizada dos pneus, promovendo uma segurança a prazo que prolonga a vida útil dos pneus e reduz o seu impacto económico e ambiental”, acrescenta.
À medida que os serviços de mobilidade transitam para os veículos autónomos, as oportunidades para que condutores e administradores de frotas verifiquem, visualmente, o desgaste dos pneus serão menos frequentes.
A capacidade de visualizar, de forma remota, o estado do pneu através da cloud contribuirá para serviços de mobilidade mais seguros e sustentáveis.
Em fevereiro de 2019, a Yokohama Rubber anunciou a SensorTire Technology Vision, visão de desenvolvimento tecnológico a médio e longo prazos para sensores de pneus de automóveis.
O objetivo desta nova visão é oferecer apoio contínuo ao movimento seguro de pessoas e, ao mesmo tempo, abordar as alterações na procura de mobilidade ao disponibilizar continuadamente dados dos pneus IoT equipados com funcionalidade de deteção aos clientes existentes, incluindo tanto condutores e passageiros como operadores de uma ampla gama de serviços relacionados com o automóvel.
Para alcançar os objetivos desta visão, a Yokohama Rubber está a realizar testes práticos com parceiros de diversas indústrias.
Mais sobre a Yokohama aqui.