A Schaeffler assinou um contrato de cinco anos com a empresa norueguesa REEtec AS para a compra de metais raros destinados a magnetos de motores elétricos. Objetivo é tornar os motores elétricos para módulos híbridos, transmissões híbridas e acionamentos 100% elétricos mais sustentáveis.
Poderosos ímanes permanentes fabricados com metais raros, como o neodímio, produzem o fluxo magnético ideal em motores elétricos. No futuro, a Schaeffler irá adquirir esses metais à REEtec AS, que utiliza um processo de produção sustentável. A parceria terá início em 2024.
“Na REEtec, a Schaeffler ganhou um parceiro altamente inovador que utiliza um processo evoluído e especialmente sustentável para a produção de elementos de metais raros puros”, refere Andreas Schick, diretor de operações da Schaeffler AG.
“Os metais raros desempenham um papel importante nos segmentos automóvel e industrial. A Schaeffler está focada em alcançar a sustentabilidade ao longo de toda a cadeia de valor e está, sistematicamente, a orientar as suas atividades para a utilização de materiais produzidos de forma limpa e sustentável”, acrescenta.
E vai mais longe: “Através desta parceria, também estamos a garantir o nosso fornecimento de ímanes de neodímio de ferro boro para magnetos de motores elétricos”. A Schaeffler produz motores elétricos em larga escala desde 2021 e disponibiliza aos clientes classes de potência que variam entre 20 kW e mais de 300 kW.
“Estamos muito satisfeitos por termos assinado um contrato de cinco anos com a Schaeffler e por termos estabelecido uma parceria com um líder de mercado de sucesso global que dá prioridade à sustentabilidade e à transparência na cadeia de abastecimento”, destaca, por seu turno, Sigve Sporstøl, CEO da REEtec AS.
“Esta parceria irá complementar a nossa estratégia de vendas abrangente e permitir-nos-á construir uma instalação industrial destinada à separação de metais raros na Noruega”, assegura.
Com base na sua tecnologia proprietária, a REEtec separa metais raros a uma escala industrial desde 2019. A nova fábrica, em Herøya, perto de Porsgrunn, na Noruega, processará carbonetos de metais raros produzidos pela Vital Metals, no Canadá.
A parceria com a REEtec faz parte da cadeia de abastecimento sustentável que a Schaeffler está, atualmente, a implementar. A empresa pretende reduzir em 25% até 2030 o número de emissões geradas por produtos preliminares e matérias-primas na cadeia de abastecimento e prevê atingir a neutralidade carbónica até 2040.
Mais sobre a Schaeffler aqui.