Segundo o estudo Observador Cetelem Automóvel 2022, os proprietários de um SUV conduzem mais do que os donos de outros veículos, sendo este um dado visível em todos os 17 países abrangidos pelo inquérito.
O estudo concluiu que um proprietário de um SUV conduz uma média de 15.251 km todos os anos, enquanto os proprietários de outras tipologias de veículos conduzem, em média, 13.506 km. Em Itália e Espanha, a distância, entre as duas categorias, chega a ultrapassar os 3.000 km por ano.
“Também em Portugal este fenómeno é visível, ainda que, comparando com os restantes países, os portugueses, no geral, façam menos quilómetros. Segundo os dados, os proprietários de SUV portugueses conduzem uma média de 14.132 km, enquanto os não proprietários cerca de 12.348 km – menos 1.784 km”, adianta o estudo.
Quanto à utilização dos SUV, o estudo revela que “fora da Europa, os SUV são conduzidos, sobretudo, em cidade ou ambientes urbanos (58%), sendo os condutores no Brasil e na China os que mais utilizam o SUV neste contexto (83% e 72%, respetivamente)”.
De resto, na Europa, pelo contrário, “a utilização do SUV está menos centrada na cidade e nos arredores (34%), nomeadamente na Bélgica e nos Países Baixos (16% e 20%, respetivamente), locais onde se opta mais pelo uso da bicicleta”.
Os automobilistas que dispõem deste tipo de veículo são consistentes na sua utilização. “Para 68%, o SUV é utilizado, principalmente, para ir de férias ou de fim de semana”, revela o Observador Cetelem Automóvel 2022.
Refira-se que os inquiridos da Turquia, Polónia, Itália e Espanha são os que utilizam mais o SUV nas suas férias. Já os noruegueses, holandeses, chineses, britânicos e alemães são menos propensos a conduzir em lazer e em férias, tal como os portugueses, ainda que um pouco menos.
Mais sobre o Observador Cetelem aqui.











