A BASF abriu um novo edifício de laboratórios para o desenvolvimento de revestimentos de repintura automóvel e inovações, além da pintura, na sua unidade em Münster, na Alemanha. A nova infraestrutura destaca a posição global da divisão de Coatings como uma empresa inovadora e orientada para o futuro.
“É mais um componente do nosso posicionamento como centro global de inovação da BASF Coatings. Estamos, assim, a complementar uma série de inovações técnicas globais. Tal inclui o ‘Lean Lab’, que começámos a operar em 2018, neste local, bem como a nossa unidade para a funcionalização de filmes para diversas indústrias”, destaca Uta Holzenkamp, responsável pela Divisão de Revestimentos da BASF.
Com este novo edifício, a BASF Coatings contribui para a meta de atingir as zero emissões líquidas de carbono em 2050. “O edifício do laboratório é um grande marco para o desenvolvimento e formulação de soluções de produtos sustentáveis. O que inclui o nosso portefólio de tintas de repintura à base de água de última geração Glasurit 100 Line e R-M AGILIS”, garante, por sua vez, Chris Titmarsh, responsável de Automotive Refinish Coatings Solutions para a EMEA (Europa, Médio Oriente e África).
“Com o menor valor de compostos orgânicos voláteis (VOCs) no mercado, são as gamas de pintura para automóveis mais ecológicas que estão disponíveis”, acrescenta. Além de fabricar produtos sustentáveis, a unidade investe continuamente na utilização de energia para produção de forma mais eficiente e aumenta o uso de energias renováveis. Os laboratórios são abastecidos com energia térmica a partir do calor residual do incinerador de resíduos da empresa, que é libertado através do piso radiante.
Desde o início do ano que a eletricidade comprada nas instalações da BASF Coatings em Münster e Würzburg, na Alemanha, foi gerada 100% de forma ecológica, a partir de energia eólica. Em comparação com 2021, serão poupadas cerca de 4.000 toneladas de CO2 só em Münster.
O edifício do laboratório, cuja fachada é projetada em seis diferentes nuances cinza-azuladas, que mudam dependendo da perspetiva e da luz do dia, cria locais de trabalho orientados para o futuro.
A disposição inovadora dos laboratórios, armazéns, escritórios e salas de reuniões permite uma forma de colaboração completamente nova e ágil, que visa promover não apenas eficiência e eficácia, mas, também, colaboração e criatividade abrangentes.
Mais sobre a BASF aqui.